Postado por INEST em 29/jan/2024 -

No dia de hoje, 29 de janeiro de 2024, o Brasil perdeu um dos seus maiores pensadores, o embaixador Samuel Pinheiro Guimarães.
Ele cumpriu brilhante carreira no Itamaraty, tendo sido Secretário-Geral do Ministério de Relações Exteriores entre 2003 e 2009 e Ministro-Chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos entre 2009 e 2010, ao final do segundo governo Lula.
Professor e escritor, foi autor de uma vasta literatura, tendo publicado dois livros que, com frequência, fazem partes
das bibliografias dos cursos de Relações Internacionais e Estudos Estratégicos, “500 Anos de Periferia”(1999) e “Desafios de Gigantes” (2006).
O embaixador fazia parte do Conselho Acadêmico do INEST e foi Professor Visitante do Instituto entre 2015 e 2016. Acatando proposta do INEST, o Conselho Universitário da UFF aprovou a concessão do título de Doutor Honoris Causa, recebido pelo embaixador em setembro de 2022. Perde a diplomacia um dos seus mais ilustres representes. Perde o país um servidor público que serviu com notável brilho às causas de uma política externa voltada para nossa soberania e aos melhores interesses da sociedade brasileira.
Em breve o INEST organizará evento que homenageará sua personalidade como diplomata, escritor e intelectual.
VCA
Diretor do INEST/UFF.

O embaixador e professor Samuel Pinheiro Guimarães, sua esposa Maria Maia e o professor Eurico de Lima Figueiredo, na cerimônia em que recebeu o título de doutor honoris causa.
O embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, na cerimônia em que recebeu o título de doutor honoris causa da UFF, rodeado pelo reitor Antonio Claudio Lucas da Nobrega, pelo professor Vagner Camilo Alves, atual diretor do INEST- UFF, e o professor Eurico de Lima Figueiredo, fundador e primeiro diretor do INEST.