MBA em Estudos Estratégicos e Relações Internacionais

O Curso de Pós Graduação Lato Sensu MBA em Estudos Estratégicos e Relações Internacionais objetiva formar recursos humanos qualificados para atuar na formulação e implementação de políticas públicas na área de Defesa, a partir da análise e da compreensão dos condicionantes domésticos e externos, bem como capacitar servidores civis e militares para o exercício de suas atividades docentes no campo dos Estudos Estratégicos e das Relações Internacionais.  Deve-se destacar que a reflexão sobre esses campos de estudo será feita a partir de uma perspectiva epistemológica crítica brasileira.
A realização do curso de MBA consagra uma série de reuniões de trabalho realizadas desde 2016  entre representantes da UFF e da AMAN. Pelo lado da UFF, celebra a intenção do Instituto de Estudos Estratégicos, em consonância com a Estratégia Nacional de Defesa (2012), em prover recursos humanos na área de Estudos Estratégicos para a sociedade. No âmbito da AMAN, responde ao Projeto de Capacitação do Corpo Permanente daquela instituição. O desenvolvimento do projeto, dessa forma, dar-se-á, entre ambas as Instituições Educacionais, atendendo a “interesse recíproco” e em “estreita cooperação”.
O sucesso do primeiro curso, realizado na AMAN, atraiu novas parcerias. Em 2018, uma série de reuniões também foram estabelecidas com o Comando da Marinha no Rio de Janeiro, e foram acertadas as bases para abertura de uma turma para os oficiais que fazem cursos no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo. Dessa forma, ampliou-se o escopo e a natureza do projeto do curso, dando à UFF e ao INEST/UFF especial relevo na formação complementar do oficialato no âmbito do Ministério da Defesa e possibilitando a aplicação do projeto pedagógico em parcerias futuras com outros órgãos da administração pública.
Convênios entre a universidade e escolas militares visando cooperação na área do ensino em temas como Estratégia, Defesa e Relações Internacionais são uma realidade nos países mais avançados nessa questão, como o são Estados Unidos, Reino Unido, França, Rússia, Portugal, Espanha e China. O INEST/UFF vem trilhando tal caminho há muito.
Os convênios celebrados com a AMAN (2017) e com o CIASC (2018),  visando estabelecimento de um curso de especialização voltado para instrutores e outros interessados da academia, fazem o instituto avançar ainda mais nessa trilha, conforme valoriza a END, o fortalecimento dos estudos estratégicos e da cultura da defesa em toda a sociedade brasileira.
Coordenador: Prof. Dr. Eduardo Heleno
Vice-Coordenador: Prof. Dr. Vagner Camilo Alves

Áreas de Concentração


Voltado à discentes civis e militares e/ou vinculados a outros centros de ensino vinculados ao Ministério da Defesa, ou a outros órgãos da administração pública, autarquias, empresas mistas etc.Voltado à discentes civis e militares da Academia Militar das Agulhas Negras, e/ou vinculados a outros centros de ensino vinculados ao Exército Brasileiro.Voltado à discentes civis e militares e/ou vinculados a outros centros de ensino vinculados da Marinha do BrasilVoltado à discentes civis e militares vinculados a outros centros de ensino vinculados à Força Aérea Brasileira.

Copyright 2019 - STI - Todos os direitos reservados

Translate »