Internacionalização

O INEST tem esta­b­ele­cido pontes de coop­er­ação com diver­sas insti­tu­ições estrangeiras.

Isso tem ocor­rido tanto no plano docente como no plano discente.

No plano docente, ressalta-​se a coop­er­ação com a Uni­ver­si­dade de Upp­sala, Sué­cia. O Pro­fes­sor Emérito Evert Vedung já veio ao Brasil na qual­i­dade de vis­i­tante, patroci­nado pela UFF e pela FAPERJ, para lecionar curso de exten­são de Avali­ação de Políti­cas Públi­cas na área de Estu­dos Estratégi­cos. Em con­tra­partida, o pro­fes­sor Luiz Pedone, do INEST, em dois anos con­sec­u­tivos, 2013 e 2014, finan­ciado pela CAPES e pela UFF, via­jou como pesquisador vis­i­tante para aquela referida universidade.

O Pro­fes­sor Doutor Zhou Zhi­wei, da Acad­e­mia de Ciên­cias Soci­ais de Pequim, veio para o INEST com bolsa da Fun­dação Ford para pós-​doutorado, nos anos de 2011 e 2012. Na opor­tu­nidade, ele ofer­e­ceu o mini-​curso de exten­são sobre os grandes desafios da China.

O Pro­fes­sor Doutor Ger­mán Flávio Soprano, pesquisador da Uni­ver­si­dade de Quilmes e do CONyCET, pas­sou uma sem­ana pro­ferindo palestra sobre Defesa e Segu­rança Inter­na­cional, tendo em vista o caso argentino.

O professor Vitelio Brustolin possui Pós-doutorado pela Harvard University, onde também é Research Scientist. É Fellow e Researcher PhD na Harvard Law School (Direito) e no Harvard Department of the History of Science (História da Ciência); Professor Adjunto da Columbia University, na School of International and Public Affairs.

No momento, o INEST está esta­b­ele­cendo pro­je­tos de inter­câm­bios com acadêmi­cos de insti­tu­ições uni­ver­sitárias da Argentina, Dina­marca, Espanha, Esta­dos Unidos, França, Por­tu­gal e Suécia.

No plano dis­cente, o curso de Pós-​Graduação em Estu­dos Estratégi­cos (PGGEST), tem rece­bido alunos da Argentina, França,   Romênia, Uruguai e Moçam­bique – este último através de acordo de coop­er­ação internacional.

Na graduação, os discentes têm participado de intercambio em vários países.

Veja aqui as últimas notícias sobre internacionalização

  • FUNAG lança livro originado de Simpósio Internacional realizado no INEST


    O professor Gabriel Passetti é o coordenador do mais novo livro lançado pelo Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG): Diplomacia e conexões internacionais – a América do Sul no longo século XIX,

    A obra resulta do Simpósio Internacional “Política internacional sul-americana no século XIX”, realizado em 2023 pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e organizado pelo Laboratório de História da Política Internacional Sul-americana (LAHPIS), coordenado pelo professor Gabriel Passetti.

    O LAHPIS é vinculado ao Núcleo de Estudos Avançados do Instituto de Estudos Estratégicos (Inest).

    O novo livro da FUNAG conta com aportes de pesquisadores da Argentina, do Brasil, do Chile e da França e aborda a diplomacia exercida na América do Sul entre o final do século XVIII e o início do século XX.


  • As Nações Unidas e a Caxemira: INEST recebe oficial da Missão de Paz

    No dia 09 de junho, às 11h, o INEST recebe o Capitão de Mar e Guerra Fuzileiro Naval Luciano Dutra, integrante da Missão de Observadores Militares das Nações Unidas para Índia e Paquistão (UNMOGIP). Ele falará dos desafios da missão em especial este ano, em que o mundo testemunhou a escalada da tensão entre os dois países. A UNMOGIP foi estabelecida em janeiro de 1949 no contexto dos efeitos da partilha da Índia em especial na região de Jammu e Caxemira.
    O encontro, organizado pelo professor Eduardo Heleno, será realizada no auditório da faculdade de Administração, no Campus do Valonguinho.

  • I Simpósio Internacional de História Militar: prazo ampliado para o envio de propostas!

    A organização do VII Simpósio Nacional de História Militar e do I Simpósio Internacional de História Militar.
    ampliou o prazo para envio de ST’s e mini cursos. Agora o prazo é dia 6 de junho.
    O tema é a tema “Violência e Sociedade: Perspectivas de Análises no Contexto de Novos Caminhos e Novas Abordagens”.
    Aos interessados em propor Simpósios Temáticos e Minicursos, as propostas podem ser encaminhadas no link
    https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfdV8VS9nk2w7Ki7GYtYUI_J4YT2gMouXuaBrPn2UgCqTxmrA/viewform

    O evento será realizado de forma híbrida, entre 03 a 06 de novembro de 2025.
    Demais informações em https://www.snhm2025.org/

  • Simpósio Internacional de História Militar

    O INEST-UFF, em parceria com a Universidade Salgado de Oliveira, a ANPUH e a Rede Hermes, participa da organização do VII Simpósio Nacional de História Militar e do I Simpósio Internacional de História Militar.
    O tema é a tema “Violência e Sociedade: Perspectivas de Análises no Contexto de Novos Caminhos e Novas Abordagens”.
    Aos interessados em propor Simpósios Temáticos e Minicursos, o prazo para envio das propostas é o dia 1º de junho.
    As propostas podem ser encaminhadas no link
    https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfdV8VS9nk2w7Ki7GYtYUI_J4YT2gMouXuaBrPn2UgCqTxmrA/viewform

    O evento será realizado de forma híbrida, entre 03 a 06 de novembro de 2025.
    Demais informações em https://www.snhm2025.org/

  • Tecnologia da Informação é o tema da Aula Inaugural 2025

    O Prof. José Maria Carvalho Ferreira, catedrático e docente do Centro de Investigação em Sociologia Econômica e das Organizações (SOCIUS) e do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), ambos de Lisboa, Portugal, ministrará a aula, que apresenta o tema “Tecnologias da informação e de Comunicação (TICS) n na Sociedade Global: Cruise no mundo do trabalho e das profissões”.

    A Aula Inaugural será realizada no dia 17 de abril , às 11h, no auditório da Faculdade de Nutrição (4º andar), no Campus do Valonguinho.

  • INEST recebe comitiva de pesquisadores espanhóis

    O INEST recebeu nesta quinta feira (03/04), a comitiva do Instituto Espanhol de Estudos Estratégicos (IEEE).

    O IEEE é uma unidade subordinada ao Ministério da Defesa da Espanha. Sua missão é disseminar a cultura de defesa em seu país e promover pesquisas nas áreas de Defesa, Geopolítica e Segurança Global.
    O Diretor do IEEE, General Victor Bados Nieto, veio acompanhado de comitiva composta por civis e militares espanhóis.

    Do lado do INEST estiveram presentes o Vice-Diretor, prof. Márcio Rocha, o Coordenador do MBA, prof. Eduardo Heleno e o Coordenador do NEA, Peofessor Emérito Eurico de Lima Figueiredo. Ao final do encontro as partes resolveram considerar a assinatura de memorando de entendimento entre as duas instituições visando o intercâmbio de professores e alunos, além de atividades internacionais conjuntas.


    Bados Nieto agradeceu a acolhida feita no INEST e entregou ao diretor, professor doutor Vagner Camilo Alves, uma placa que reproduz a fachada do prédio do IEEE na Espanha.

  • Professores do INEST participam de solenidade organizada pelo consulado do Japão

    No dia 5 de fevereiro, estiverem presentes no Hotel Windsor, no Rio, o Diretor do INEST e o Coordenador da graduação em Relações Internacionais do instituto, professores Vágner Camilo Alves e Fernando Roberto Almeida.

    Os docentes foram convidados pelo Consulado do Japão para a solenidade que marca as comemorações do aniversário do monarca do Japão, o imperador Naruhito.


    Na foto, os dois professores ladeiam o Vice Reitor da UFF, professor Fábio Barboza Passos, e o Cônsul Cultural do Japão no Rio de Janeiro, sr. Keisuke Takahashi.

  • Cooperação Brasil-China é tema de evento

    Amanhã, 26 de novembro, às 9h, o Centro de Estudos sobre a China Contemporânea e Ásia (CEA), do Núcleo de Estudos Avançados (NEA-INEST/UFF) realiza a transmissão do evento:”China-Brazil Cooperation in International Relations: The future of the G20, global proposals and their consequences for the global south”.

    A conferência de abertura fica a cargo do Prof. Zhou Zhan (Deputy Director of Center for Latin American and Caribbean Studies – SWUST).

    Logo após será apresentado o painel: “The future of the G20 and global proposals” e “China-Brasil cooperation and its consequences for the global south”, reunindo o trabalho de diversos pesquisadores do tema.

    A mediação será do Prof. Luiz Pedone (Diretor do CEA-NEA/INEST).

    O evento será em inglês.

    A transmissão será feita pelo canal do INEST no Youtube.

  • Palestra do Cônsul-geral do Japão

    Realizou-se ontem, no auditório do bloco P do campus do Gragoatá, palestra sobre a Diplomacia Japonesa, proferida pelo cônsul geral do Japão no Rio de Janeiro, Sr. Takashi Manabe. A presença dos estudantes, cujas aulas foram iniciadas nesta semana, foi maciça. O evento foi organizado pelo coordenador do curso de Relações Internacionais do INEST, prof. Fernando Roberto Almeida, e comprova a contínua parceria d consulado do Japão com o curso de RI do INEST/UFF.

    No centro estão o cônsul Takashi Manabe, o diretor do INEST, prof. Vágner Camilo Alves e o coordenador da graduação em RI, prof. Fernando Roberto Almeida. Nas extremidades vemos o pesquisador Douglas Almeida e o servidor Victor Ierusalimschy, da SRI/UFF
  • INEST estabelece parceria com a Universidade de Estudos Estrangeiros de Guangdong, China

    Na última terça-feira, 24 de setembro, INEST recebeu a delegação da Universidade de Estudos Estrangeiros de Guangdong (GDUFS), Guangzhou, China.

    Formada por quatro integrantes, ela contava com a presença do vice-reitor da instituição, Professor He Chuantian, e de seu superintendente para assuntos internacionais, sr. Zhou Peng.

    Um Memorando de Entendimento (MOA, na sigla em inglês), visando cooperação acadêmica entre o INEST e a GDUFS, foi assinado na sala Prof. Amarante, do INEST.

    Ele foi elaborado e negociado pelo Centro de Estudos sobre a China Contemporânea e Ásia (CEA), sob coordenação do Prof. Luiz Pedone, vinculado ao Núcleo de Estudos Avanços (NEA) do INEST.

    Além da assinatura do MOU, a comitiva foi também recebida pelo Magnífico Reitor, Professor Antônio Claudio Lucas da Nóbrega, que chancelou a parceria entre o INEST/UFF e a GDUFS.

    Ao centro, o vice-reitor da GDUFS e o reitor da UFF, prof. Antônio Cláudio. Em pé, além dos demais representantes da GDFUS,s o diretor do INEST, prof. Vágner Camilo Alves, os pesquisadores do CEA Italo Poty e Leticia Simões, o vice-coordenador do NEA, prof. Marcio Malta e, representado a Superintendência de Relações Internacionais da UFF, o servidor Victor Ierusalimschy, ex-aluno do INEST/UFF.

  • X Simpósio de História Global e Relações Internacionais

    Será realizado entre os dias 26 e 28 de setembro a décima edição do X Simpósio de História Global e Relações Internacionais. A temática aborda a Política Internacional Sul-americana no Século XIX. Organizado pelos professores Gabriel Passetti (coordenador-geral), Adriano de Freixo, Roberto Moll, Thiago Rodrigues e Eduardo Heleno, docentes do PPGEST-UFF, o evento conta com apoio da CAPES, do CNPQ e da FAPERJ e terá a participação de pesquisadores do Brasil e da América do Sul. As inscrições podem ser feitas no site https://www.eventosdoinest.org

    A programação contará com as seguintes exposições:

    26 de Setembro

    14h – Abertura do Simpósio

    Conferência de abertura:  “La diplomacia informal después de

    las independencias, líneas para una agenda de investigación”

    • Profª Drª Ana Frega Novales (UDELAR – Uruguay)

    Coordenação: Prof. Dr. Vagner Camilo Alves (Diretor do INEST-UFF)

    16h – Mesa 01: Diplomacias e sistemas internacionais

    Coordenação: Prof. Dr. Fernando Roberto de Freitas Almeida (INEST-UFF)

    Os diplomatas do Império do Brasil na América do Sul: trajetórias, redes e dilema

    • Prof. Dr. Gabriel Passetti (INEST-UFF)

    Ordered anarchy: the origins and early evolution of international society in

    South America, 1864–1948

    • Prof. Dr. Nicolás Terradas (Pontificia Universidad Católica del Perú)

    A formação dos Estados Nacionais e o espaço platino no século XIX:

    desafios históricos e conceituais

    • Prof. Dr. Daniel Rei Coronato (FURG)

    27 de setembro

    14 h – Mesa 2 -Conexões econômicas e financeiras com potências não americanas

    Coordenação: Prof. Dr.  Roberto Moll (UFF)

    Las ciudades invisibles: bonos de deuda municipal latinoamericana en los

    mercados internacionales 1887-1929

    • Prof. Dr. José Augusto Ribas Miranda (Universidad Austral de Chile)

    ​​

    Relações econômicas Brasil-Império Otomano

    • Profª. Drª.  Monique Sochaczewski Goldfel (IDP)

    A presença britânica no Império brasileiro: o caso da firma comercial

    Edward Johnston & Co. no Rio de Janeiro, c.1842-c.1852

    • Prof. Dr. Carlos Gabriel Guimarães (UFF)

    16h – Conferência Intermediária – Pueblos sin Estado y Estados sin pueblos:

    relaciones de frontera en América del Sur (1870s-1930s)

    Prof. Dr. Alberto Harambour-Ross (Universidade Austral de Chile)

    Coordenação: Prof. Dr. Gabriel Passetti (INEST-UFF)

    ​​​​Lançamento de livros

    ​GUIMARÃES, Carlos Gabriel. A presença britânica no Império do Brasil:

    o caso da firma Edward Johston & Co. no Rio de Janeiro, c. 1842-c.1852. São Paulo: Hucitec, 2023.

    MIRANDA, José Augusto Ribas. Os Bons Devedores: Brasil e Peru na formação do mercado global de capitais 1850-1880. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2023.

    ​28 de setembro

    14 h – Mesa 4 -Cultura, diplomacia e redes de sociabilidade

    Coordenação: Prof. Dr. Adriano de Freixo (INEST-UFF)

    Escrita da história, diplomacia e sujeitos históricos e diplomáticos no Brasil

    e no Prata em meados do século XIX

    • Profª Drª Ana Paula Barcelos Ribeiro da Silva (UERJ)

    Alberdi e o Império do Brasil nos escritos do ciclo da Guerra do

    Paraguai (anos 1860)

    • Profª Drª  Maria Elisa Noronha de Sá (PUC-RJ)

    Os congressos científicos panamericanos e as origens da diplomacia

    cultural no Cone Sul

    • Prof. Dr. João Paulo Coelho de Souza Rodrigues (UFRJ)

       

    ​​

    16h – Conferência de Encerramento: Embajadoras culturales. Mujeres latinoamericanas y

    vida diplomática en el largo siglo XIX

    Coordenação: Profª. Drª. Andrea Osório (INEST-UFF)

    • Paula Bruno (GIEDyC – Argentina)
  • INEST participa da X Simulação da União Europeia no Brasil (SUEB)

    Alunos do Curso de Relações Internacionais do INEST-UFF participaram da décima Simulação da União Europeia no Brasil. O evento, que contou com a participação de instituições de ensino superior de todo o país, é  promovido pela União Europeia.

    Este ano, foi realizado entre os dias 29 e 30 de julho, em formato presencial e remoto. No primeiro dia, a abertura, de forma remota, mobilizou acadêmicos de vários cursos no país, e teve a fala inicial do embaixador da União Europeia no Brasil, o diplomata Ignacio Ibañez Rubio. As demais sessões, em formato presencial, abordaram temas coligados à migração no continente europeu. A palestra inaugural para a graduação coube à professora Érika Kubik, que ministrou um detalhamento comparativo das decisões da Corte Interamericana de Direitos Humanos sobre asilo, refúgio e migração.

    A Simulação da UFF teve a direção-geral do aluno Amadu Djau, e a coordenação das alunas Leticia Perim Vervloet e Dayara Barreto, todos do INEST. Além deles, alunos do INEST e de outras universidades do Rio estiveram presentes ao evento.

    Ao final dos dois dias, as melhores exposições foram premiadas: os alunos Eduardo El-Hader Fantini (delegação da Portugal), Fellipe Zanoi Stortti (Malta), Pietra Santos Varella ( Espanha) e Ana Giulia Ricciardi Algeire (Estônia).

    Os professores Fernando Roberto e Eduardo Heleno acompanharam toda a Simulação.

  • Elementos da Arquitetura Japonesa

    O INEST recebe nesta terça, 30 de maio, o arquiteto Hayato Fujii, gerente geral da Kengo Kuma and Associates, do Japão.
    Ele profere palestra sobre os elementos da arquitetura japonesa.

  • Lançamento do livro de Marcelo Gullo
    O INEST vai receber o cientista político e internacionalista Marcelo Gullo. Ele vem ao Brasil lançar o livro “Relações Internacionais, uma teoria crítica a partir da periferia sul-americana”.
    Para o professor Eurico de Lima Figueiredo, que escreve o prefácio da obra, “este livro de Marcelo Gullo contém, sintetiza e organiza sua proposta de uma teoria das relações internacionais a partir de um novo olhar: uma teoria insubordinada que se recusa a entender a região com a perspectiva do centro hegemônico. Resulta dos esforços de um homem e de uma obra que, baseado no saber cientifico, com rigor, descortina, com amplo domínio crítico dos saberes de sua área, original releitura dos internacionalistas do mundo central. Ainda segundo Figueiredo, sua perspectiva teórica vem de dentro de nossas mazelas, erros e descaminhos. Mas ela é também altiva e generosa. Supõe a dignidade dos povos da América latina no chamado ‘concerto das nações’”. Segundo o professor Amado Cervo, que apresenta a obra, Marcelo Gullo ‘parece ter atingido a maturidade que só os homens de experiência possuem para realizar sínteses complexas’. Professor da Universidade Nacional de Lanús e da Escola Superior de Guerra da Argentina, Gullo é assessor internacional da Federação Latino-americana de Trabalhadores da Educação e da Cultura (Flatec) e pesquisador associado ao INEST. As inscrições para a palestra de lançamento podem ser feitas aqui https://goo.gl/forms/gTWMTozAi2p2Qliu2
  • Pesquisadora do PPGEST visita base de pesquisa na Antártida
    A mestranda Gabriele Molina Hernandez, do PPGEST,  viajou recentemente para a base chilena Eduardo Frei Montalva, localizada na Antártida. A base funciona desde 1969 e serve não somente para pesquisas quanto para conexão com outras bases antárticas, sendo a mais importante do Chile no continente. Durante o inverno, a temperatura mínima histórica para o mês de junho registrada no local foi de 24,2 graus Celsius negativos ,e devido à inclinação do eixo da terra,  há poucas horas de incidência de luz solar. A pesquisadora, que  está preparando trabalho sobre o PROANTAR- Programa Antártico Brasileiro, pode ao longo da visita realizar entrevistas e observar in loco o trabalho das equipes que se revezam na região.

Copyright 2025 - STI - Todos os direitos reservados

Translate »
Skip to content