Nota de Pesar – Prof. Dr. José Amaral Argolo

Postado por INEST em 21/maio/2024 -

O professor Argolo, em foto de 2015. (Arquivo pessoal)

Faleceu no dia 19 de maio de 2024, aos 71 anos, o Prof. Dr. José Amaral Argolo.
O professor Argolo, como gostava de ser chamado, participou ativamente das iniciativas que levaram à criação do Instituto de Estudos Estratégicos, desde os anos 2009. Esteve credenciado, primeiro, no contexto do Programa Pro-Defesa II na área dos Estudos Estratégicos do Programa de Pós-Graduação de Ciência Política da UFF. Em seguida, com a criação do PPGEST, passou a integrar o seu corpo permanente.

O professor Argolo teve diversificada formação acadêmicas e exerceu diferenciadas atividades no âmbito do direito, do jornalismo e dos Estudos Estratégicos. Formou-me em Direito (1977) e em Comunicação Social (Habilitação: Jornalismo -1978),obteve o título de Mestre em Filosofia (1990) e o de Doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ (1998). Fez seu pós-doutoramento em Jornalismo na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2004) e em Estudos Estratégicos no INEST/UFF (2013).

Aposentou-se como Professor Associado, Nível 4, na Escola de Comunicação da UFRJ, tendo sido Diretor da unidade entre 2002 e 2006. Cedido a Escola Superior de Guerra integrou o corpo permanente desta instituição entre 2007 e 2012.

Entre suas obras, destacam-se A Direita Explosiva no Brasil (1996) e Terrorismo e Mídia (2012).

Por suas contribuições no âmbito da Defesa Nacional, recebeu a Ordem do Mérito Aeronáutico, a Medalha da Vitória (concedida pelo Ministério da Defesa), a Medalha do Mérito Marechal Cordeiro de Farias (recebida da Escola Superior de Guerra),a Medalha Marechal Trompowsky, além do Diploma de Colaborador Emérito do Exército
Brasileiro.

Os últimos quatro anos de sua carreira acadêmica ele os passou no INEST, cedido pela UFRJ. Aqui prestou relevantes serviços e fez parte de nossa história. É com sentido pesar que a Direção do Instituto registra sua passagem, levando a sua família, amigos e colegas seus votos de solidariedade e sentidas condolências.

Niterói, RJ, 20 de maio de 2024.
Prof. Dr. Vágner Camilo Alves
Diretor do INEST/UFF