Comitiva da UFF visita o CCOPAB

Postado por INEST em 10/jun/2024 -

Uma equipe de alunos do INEST visitou o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil, Centro Sérgio Vieira de Mello (CCOPAB). Participaram do encontro os professores Leticia Simões e Eduardo Heleno, alunos do Mestrado em Estudos Estratégicos e alunos da Graduação em Relações Internacionais.

O intuito da visita foi levar, principalmente, os alunos de graduação, para conhecer o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil, e entender o papel daquela instituição nas Operações de Paz vinculadas ao Brasil sob a égide das Nações Unidas. A comitiva foi recebida pelo comandante do Centro , coronel Adenir, e por oficiais da Unidade.

O CCOPAB tem como patrono Sérgio Vieira de Mello, diplomata brasileiro que durante 34 anos dedicou-se a negociar conflitos e litígios ao redor do mundo. Morto em 2003 em uma missão diplomática no Iraque, Sérgio Vieira de Mello era conhecido por ser “a pessoa certa para resolver qualquer problema”, conforme dizia Koffi Anan, Secretário Geral das Nações Unidas.

Assim como o CCOPAB, o Centro Acadêmico do Curso de Relações Internacionais (CASVIM) e o Modelo de Simulação do Curso (SEVIM), ambos do INEST-UFF, guardam homenagem ao diplomata brasileiro.

Monumento ao diplomata Sergio Vieira de Mello