Nota de Pesar- Prof. Waldimir Pirró e Longo

Postado por INEST em 12/mar/2024 -

A comunidade científica brasileira perdeu no último dia oito de março deste ano um dos seus mais distinguidos representantes. Waldimir Pirró e Longo (1935/2024) ficou inscrito na história da ciência do país não só pelos trabalhos que publicou ao longo de sua carreira, como também pelos cargos que ocupou na academia e em instituições da maior importância no país. Em seu trajeto manteve-se coerente e consistente com seu propósito maior: refletir sobre as condições de desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação em um país que, como o Brasil, aspira tornar-se soberano em relação aos seus destinos como nação.

Na sua vida conciliou suas origens profissionais com a carreira universitária. Foi Coronel do Exército Brasileiro, na arma de Engenharia, cursando sua segunda graduação, na mesma área, no Instituto Militar de Engenharia (IME). Tendo sido o primeiro de sua turma na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em 1959, recebeu a Medalha Marechal Hermes do Exército Brasileiro e a  Medalha de Ouro do Exército Argentino, além do Prêmio General Lucien K. Truskott do Exército Norte-Americano. Foi Colaborador Emérito do Exército Brasileiro, Professor Emérito da Escola de Comando e de Estado do Exército (ECEME) e Conferencista Especial da Escola Superior de Guerra (ESG). Em 2002 lhe foi conferida a Medalha da Ordem do Mérito Militar da Presidência da República.

Não foi menos brilhante sua atuação na academia. Completou seu mestrado e doutorado na Universidade da Flórida, Estados Unidos, em apenas dois anos. Prestou concurso para Livre Docência, uma espécie de segunda titulação doutoral, na Universidade Federal Fluminense (UFF), tenho sido Professor Titular, através de concurso público, nesta mesma instituição. Como reconhecimento pela qualificação de seus trabalhos, em termos quantitativos e qualitativos, lhe foi outorgado o título de Pesquisador Emérito pelo Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Medalha Carlos Chagas Filho pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro/FAPERJ. Recebeu, ainda, a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico da Presidência da República. No total, foram quase 30 as distinções acadêmicas por ele colhidas.

O professor Longo recebe das mãos do Presidente Luís Inácio Lula da Silva a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico (Arquivo pessoal)

Como dirigente na área da Ciência, Tecnologia e Inovação, entre outros cargos,  foi Vice-Presidente da FINEP, Presidente da Empresa Fluminense de Tecnologia (FLUTEC), Diretor da Fundação de Tecnologia Nacional (FTI), Diretor do Instituto Nacional de Tecnologia, Diretor do Observatório Nacional, Chefe da Seção de Ciência e Tecnologia da Escola Superior de Guerra (ESG). Na UFF foi Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPI), tendo marcado sua gestão pelo aperfeiçoamento das atividades de desempenho e gestão do sistema de ensino, pesquisa e extensão na universidade.

A última morada acadêmica do professor Longo, como ele era usualmente chamado pelos seus colegas e alunos, foi o Instituto de Estudos Estratégicos da Universidade Federal Fluminense, o INEST/UFF. Foi credenciado, primeiramente, em 2005, na área de Estudos Estratégicos do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP). Passou a integrar o corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos da Defesa (PPGEST), o primeiro do Brasil na área, em 2008. Apoiou na UFF, com vigor e entusiasmo, com toda a sua influência e prestígio, a criação do INEST/UFF em 2011, inaugurado formalmente no ano seguinte. Neste espaço de debates e reflexões aprofundou-se nos elos entre as “ciências duras” e as “humanidades”, notadamente a Ciência Política. Concentrou suas pesquisas e escritos em temas tais como transferência de tecnologia, cerceamento tecnológico e aquisição de material de defesa.

O Professor Longo no Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos da Defesa do INEST

O INEST, por iniciativa de seu então diretor, Prof. Eurico de Lima Figueiredo, propôs a concessão do título de Professor Emérito da UFF ao eminente colega em 2011. Não será a última homenagem. Outras maneiras de preservar sua memória surgirão não só entre nós, como também no âmbito da academia brasileira.

A Direção do INEST, por meio desta nota, presta solidariedade aos familiares, amigos e colegas do eminente Professor Longo e declara luto oficial por três dias a partir da data de hoje.

Niterói, RJ, 11 de março de 2024.

Prof. Dr. Vágner Camilo Alves

Diretor