INEST participa da X Simulação da União Europeia no Brasil (SUEB)

Postado por INEST em 18/ago/2023 -

Alunos do Curso de Relações Internacionais do INEST-UFF participaram da décima Simulação da União Europeia no Brasil. O evento, que contou com a participação de instituições de ensino superior de todo o país, é  promovido pela União Europeia.

Este ano, foi realizado entre os dias 29 e 30 de julho, em formato presencial e remoto. No primeiro dia, a abertura, de forma remota, mobilizou acadêmicos de vários cursos no país, e teve a fala inicial do embaixador da União Europeia no Brasil, o diplomata Ignacio Ibañez Rubio. As demais sessões, em formato presencial, abordaram temas coligados à migração no continente europeu. A palestra inaugural para a graduação coube à professora Érika Kubik, que ministrou um detalhamento comparativo das decisões da Corte Interamericana de Direitos Humanos sobre asilo, refúgio e migração.

A Simulação da UFF teve a direção-geral do aluno Amadu Djau, e a coordenação das alunas Leticia Perim Vervloet e Dayara Barreto, todos do INEST. Além deles, alunos do INEST e de outras universidades do Rio estiveram presentes ao evento.

Ao final dos dois dias, as melhores exposições foram premiadas: os alunos Eduardo El-Hader Fantini (delegação da Portugal), Fellipe Zanoi Stortti (Malta), Pietra Santos Varella ( Espanha) e Ana Giulia Ricciardi Algeire (Estônia).

Os professores Fernando Roberto e Eduardo Heleno acompanharam toda a Simulação.