Nota de Pesar – Prof. José Murilo de Carvalho

Postado por INEST em 14/ago/2023 -

Faleceu no último dia 13 o professor José Murilo de Carvalho. Sociólogo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), era Mestre e Doutor em Ciência Política pela Stanford University, nos Estados Unidos, tendo realizado seus estudos e pesquisas de pós-doutorado na Universidade de Londres, na Inglaterra, Grã-Bretanha. Integrou o quadro docente do Instituto de Pesquisas Universitárias do Rio de Janeiro (IUPERJ) por mais de vinte anos e foi também Professor Titular de História do Brasil no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS/UFRJ). Lecionou ao longo de sua extensa carreira docente, como  professor visitante, em reputadas universidades no exterior, dentre as quais Leiden, na Holanda, Oxford, no Reino Unido, a École des Hautes Études em Sciences Sociales, na França e o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos. Era membro da Academia Brasileira de Letras desde 2003 e da Academia Brasileira de Ciências desde 2004. Recebeu inúmeras condecorações e premiações no decorrer de sua vida como intelectual, tais como a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Científico e os prêmios Jabuti, em 1991 e em 2008, além do Casa de las Américas, em 2004. Foi autor de extensa obra, sendo que muitos dos seus livros e artigos tornaram-se referências marcantes nas áreas da História e das Ciências Sociais, entre eles “A construção da ordem: a elite política imperial”; “Os bestializados: o Rio de Janeiro e a República que não foi” e “A formação das almas: o imaginário da República no Brasil”. No âmbito dos Estudos Estratégicos, seu livro Forças Armadas e Política no Brasil (2005), contém vários de seus artigos sobre a temática, entre eles “As Forças Armadas na Primeira República: o poder desestabilizador”, publicado, também, em diversas coletâneas, figurando como clássico registro nas pesquisas sobre as relações civis-militares no país.

O Brasil perde um de seus mais destacados pensadores e intérpretes e os Estudos Estratégicos uma referência. Aos familiares, amigos e colegas do eminente professor, nossas sentidas condolências.