Diplomação do Conselho Acadêmico do INEST

Postado por INEST em 15/jun/2023 -

No dia 6 de junho, em sessão solene, foi realizada a diplomação do Conselho Acadêmico do INEST. O Conselho, composto por 13 integrantes, é constituído por pessoas com reconhecido  prestígio e influência em áreas afins aos Estudos Estratégicos e às Relações Internacionais.

A cerimônia foi presidida pelo magnífico Reitor, professor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega.

Conselheiros Mauro Cesar Pereira, Antonio Celso Alves Pereira, Beatriz Bissio, Vagner Camilo Alves, Eurico de Lima Figueiredo e Miro Teixeira. Ao centro, o reitor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega.

O Conselho tem função consultiva, dentro das normas regimentais do Instituto, em seu artigo 18º. No artigo 19, está previsto que compete ao Conselho Acadêmico colaborar na formulação de políticas multiplicadoras da capacidade de atuação do INEST, tanto em relação ao seu planejamento estratégico, como em relação às possibilidades de apoio e financiamento para projetos e programas acadêmicos e científicos.

Em seu discurso, o professor Vagner Camilo Alves, diretor do INEST, ressaltou que os membros do orgão consultivo foram propostos ao colegiado superior e aprovados por unanimidade. Ele destacou que:

“As questões da Defesa e da Segurança do país são estudadas e pesquisadas pelos acadêmicos que atuam na área, pelos militares e pelos diplomatas. Eles formam o que o professor Eurico de Lima Figueiredo denomina de “complexo acadêmico de defesa”, essencial ao desenvolvimento do pensamento estratégico brasileiro. É uma condição necessária, mas não suficiente. É preciso o aporte da compreensão e do decidido empenho, em pensamento e ação, de empresários, da mídia, de lideranças políticas. É neste sentido que a composição do Conselho Acadêmico do INEST retrata tal necessidade. Será uma honra e um privilégio poder usufruir do conhecimento e experiência dos conselheiros em nosso planejamento estratégico, sugerindo, indicando, orientando os melhores caminhos a se tomar.

Após apresentar breve currículo de cada integrante, o professor Vágner homenageou os professores René Dreifuss, Theotônio dos Santos, Waldimir Pirró e Longo, Eduardo Siqueira Brick e Marco Antônio Cavalcanti da Rocha, lembrando a contribuição de cada um na construção institucional do INEST. Agradeceu também ao reiterado apoio que os reitores da UFF, em diferentes gestões, ofereceram ao Instituto. O discurso na íntegra pode ser acessado aqui.

O professor Vagner Camilo Alves, diretor do INEST, é membro nato do conselho. O professor Eurico de Lima Figueiredo, fundador e primeiro diretor do instituto, também integra o conselho.

Além deles, são conselheiros:

Dr. Aloysio Vasconcellos. Presidente da Brazil International Foundation.

Dr. Antônio Celso Alves Pereira. Ex-Reitor da UERJ. Ex-Presidente da FAPERJ.

Dra. Beatriz Bissio. Professora de Ciência Política e Vice-diretora do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS-UFRJ).

General de Exército Décio Luís Schons, ex-Comandante da Escola Superior de Guerra.

Dr: Eliézer Rizzo de Oliveira. Professor Titular da UNICAMP.

Dra. Maria Regina Soares de Lima. Professora do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, IESP/UERJ. 

Almirante de Esquadra Mauro Cesar Rodrigues Pereira, ex-Ministro da Marinha. 

Dr. Miro Teixeira. Ex-deputado federal e ex-ministro das Comunicações. 

Dr. Ney Lima Figueiredo. Ex-Superintendente da FEBRABAN e da FIESP. Especialista em marketing político. 

Ten Brig Paulo Roberto Bastos. Ex-Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica.

Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, ex-Secretário Geral do Ministério de Relações Exteriores e ex-Ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.

Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados

Translate »
Skip to content