Postado por INEST em 09/jun/2023 -

Faleceu no dia 7/6 último o embaixador João Clemente Baena Soares, aos 92 anos.

Baena Soares teve longa e exitosa trajetória no serviço diplomático brasileiro.  Foi Secretário-Geral do Ministério das Relações Exteriores, posto máximo da carreira. Ocupou durante dez anos a Secretaria-Geral da Organização dos Estados Americanos – OEA, entre 1984 e 1994. Foi o único diplomata brasileiro a ocupar o cargo na história da referida organização.

Baena Soares colaborou com muitas atividades organizadas por nosso instituto, estando, inclusive, na mesa de inauguração oficial do INEST, no dia 23 de agosto de 2012, em cerimônia no Teatro Municipal de Niterói. Sempre destacou-se por sua inteligência, simpatia e amabilidade.

Por intermédio dessa nota, o Instituto de Estudos Estratégicos decreta luto oficial de três dias e expressa seu pesar, transmitindo nossos sentimentos e solidariedade aos familiares e amigos do eminente diplomata.

Vágner Camilo Alves

Diretor