INEST celebra sua primeira década

Postado por INEST em 14/out/2022 -

O INEST comemorou no dia 22/9, com auditório lotado, seu aniversário de dez anos. A celebração foi realizada no auditório da faculdade de Economia e contou com a presença dos professores do instituto, alunos e ex-alunos dos cursos de graduação em Relações Internacionais e de Pós-graduação em Estudos Estratégicos (MBA, Mestrado e Doutorado), além de convidados e autoridades.

Logotipo comemorativo dos dez anos

A mesa solene foi presidida pelo Magnifico Reitor Prof. Antônio Claudio Lucas da Nobrega e contou com as ilustres presenças do ex-Reitor Cícero Fialho, do  Almirante de Esquadra Mauro César Rodrigues Pereira, ex-Ministro da Marinha; do Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, ex-Ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos e Professor Honoris Causa; da  Embaixadora Márcia Loureiro, Presidenta da Fundação Alexandre Gusmão; do Professor Luís Manoel Rebelo Fernandes, Coordenador da Área de Ciência Política e Relações Internacionais da CAPES e Diretor do IRI-PUC; da Pró-reitora de Graduação,  Prof. Titular Alexandra Anastácio; do Prof. Emérito Eurico de Lima Figueiredo, fundador e primeiro Diretor do INEST e do atual Diretor do Instituto, prof. Vágner Camilo Alves.

Foram registradas as presenças do Almirante de Esquadra Álvaro Augusto Dias Monteiro, do  vice-almirante Carlos Chagas do Comando de Fuzileiros Navais, do vice-almirante Antônio Alberto Nigro e do diretor da Faculdade de Engenharia, Prof. José Rodrigues Filho. Entre as demais autoridades, professores e discentes, a cerimônia contou com a presença de pessoas que fizeram parte da história da INEST, como a funcionária emérita Graça Reis.

Dando início às falas, o reitor da Universidade Federal Fluminense enalteceu a trajetória de dez anos do Instituto, pontuando o compromisso com a excelência que a  UFF e a Unidade possuem, destacando a natureza inclusiva da Universidade e  sua inserção social.

O Almirante de Esquadra Mauro Rodrigues destacou a história do Instituto e a vinculação com o Núcleo de Estudos Estratégicos, criado pelos professores Eurico de Lima Figueiredo e René Dreifuss, e reforçou a importância do diálogo civil militar.

O Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães enalteceu a iniciativa dos dez anos do instituto e salientou o esforço dos docentes, em  especial do Prof. Eurico de Lima Figueiredo, na criação e condução do INEST em seus primeiros anos.

A Embaixadora Márcia Loureiro contou um pouco da história da FUNAG e destacou a importância do trabalho realizado pelos professores do Instituto em conjunto com a Fundação.

O Professor Luís Fernandes destacou o trabalho feito pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Estratégicos (PPGEST) em seu pioneirismo e sua contribuição à área de Ciência Política e Relações Internacionais da CAPES.

A Professora Alexandra Anastacio destacou os indicadores de excelência do Curso de Relações Internacionais do INEST e o fato de a graduação contar com alta proporção de alunos cotistas, o que cumpre seu papel social de inclusão somada a uma destacada atuação acadêmica, que o faz ser reconhecido como um dos melhores do país.

O Professor Eurico de Lima Figueiredo fez breve relato sobre o esforço de criação do instituto e a importância da Gratidão com pessoas e instituições que um empreendimento dessa natureza exige.

O professor Eurico de Lima Figueiredo, fundador e primeiro diretor do INEST, entre os homenageados

O Professor Vágner Camilo, diretor do INEST, encerrou as falas com um discurso sobre o objeto de estudo principal do instituto, destacando também um pouco da história da unidade e seu caráter pioneiro e original. Ao longo de seus dez anos, o INEST formou mais de 600 bacharéis de Relações Internacionais, 95 pós graduados no MBA em Estudos Estratégicos e Relações Internacionais e 130 mestres em Estudos Estratégicos.

Veja abaixo o vídeo da Unitevê sobre os dez anos do INEST