Postado por INEST em 20/jul/2021 -

Faleceu no dia de hoje o Professor Severino Cabral Filho vítima de isquemia enteromesentérica, dissecção aórtica, aneurisma de aorta. Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Severino Cabral era funcionário concursado do IBGE, cedido à Escola Superior de Guerra (ESG) desde 2001, instituição onde, no ano anterior, obteve diploma de Altos Estudos de Política e Estratégia. Mais recentemente incorporou-se ao Instituto da Brasilidade, entidade fundada pelos professores Carlos Lessa e Darc Costa.

Ele deixou uma larga contribuição bibliográfica, destacando-se seu livro Brasil Megaestado: Nova Ordem Mundial Multipolar (2004). Dedicou-se aos estudos e pesquisas sobre a China, país com o qual desenvolveu uma longa e frutífera relação acadêmica e mesmo pessoal, deixando lá amigos e colegas. Seus interesses intelectuais o levaram  a criar, em nosso país, o  Instituto Brasileiro da China e Ásia-Pacifico (IBECAP), tendo sido seu Diretor- Presidente desde a sua fundação.

O professor Severino Cabral fez parte da equipe de professores colaboradores da ESG que lecionaram e orientaram dissertações no PPGEST no início do programa, nos termos do Projeto SISDEBRAS, aprovado pelo Programa Pró-Defesa II da CAPES e o MD, em 2008. Nessa qualidade, deu aulas no PPGEST por vários anos, tendo sido orientador do primeiro ganhador do prêmio Rene Dreifuss, Oswaldo Caninas.

Expresso, por meio desta nota, nosso pesar pelo passamento do colega.

Niterói, 20 de julho de 2021

Prof. Dr. Vagner Camilo Alves

Diretor do INEST/UFF.

* Diferente do que noticiamos em nossa Nota de Pesar do dia 20/7, o Prof. Severino Cabral não foi vítima da Covid 19. De acordo com informe da família, a causa mortis foi ” isquemia enteromesentérica, dissecção aórtica, aneurisma de aorta”.Informamos que o erro já foi corrigido.Pedimos desculpas pelo equívoco e por eventuais contratempos causados.