Force Commander das Nações Unidas no Congo participa de atividade com alunos do INEST

Postado por INEST em 07/dez/2020 -

No dia 23 de novembro, foi realizada no âmbito da disciplina Política Internacional Pós Guerra Fria, uma palestra sobre a Missão das Nações Unidas na República Democrática do Congo (Monusco), proferida pelo Force Commander da missão, general de divisão Ricardo Costa Neves.

A atividade foi feita por meio de videoconferência entre Kinshasa e Niteroi, contou com a participação de docentes e discentes da graduação em Relações Internacionais e foi organizada pelo professor Eduardo Heleno.

A Monusco é atualmente a maior missão de paz das Nações Unidas, com cerca de 18 mil soldados de 53 países. Seu contingente conta com 643 mulheres, entre civis e militares.

A missão tem como objetivo fortalecer as instituições estabilizar o país, o segundo maior da África em território. O Congo sofreu entre 1998 e 2003, o pior conflito em perdas humanas desde a Segunda Guerra Mundial. Estima-se que 3,8 milhões de pessoas tenham morrido e que a guerra civil tenha produzido 4,7 milhões de refugiados. Ao menos um milhão de crianças foram afetadas.

O general Costa Neves é o terceiro brasileiro a ocupar o cargo de Force Commander na Monusco. Antecederam a ele os generais Carlos Alberto dos Santos Cruz e Elias Rodrigues Martins Filho.



Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados

Translate »
Skip to content