Diálogo entre Academia e Defesa pontuam a Aula Magna

Postado por INEST em 01/out/2018 -

A tradicional Aula Magna do INEST, realizada no dia 01/10,  contou, em sua edição deste ano, com palestra da Profª. Drª Sabrina Evangelista Medeiros, professora associada da Escola de Guerra Naval.  A apresentação teve como tema ‘O Complexo Academia e Defesa e apontamentos para a conjuntura’.

A professora desenvolveu seu tema fazendo um paralelo entre a literatura relativa às relações entre forças armadas e sociedade e a sua própria trajetória acadêmica, dando ênfase às conexões entre a academia e os estudos estratégicos.

Ela destacou o esforço dos pioneiros na área que derivou no atual quadro complexo de redes de pesquisadores em todo o Brasil. Nesse aspecto, ressaltou o papel, entre outros,  do atual diretor do INEST, professor Eurico de Lima Figueiredo, um dos fundadores da Associação Brasileira de Estudos da Defesa, a ABED. Relembrou igualmente a criação, em 2008, do curso de Relações Internacionais do INEST/UFF, quando colaborou nos seus primeiros anos.

Aula Magna 2018
Aula Magna 2018
Aula Magna 2018
Aula Magna 2018
Aula Magna 2018
Aula Magna 2018
Aula Magna 2018
previous arrow
next arrow
 

Sabrina também  descreveu o papel de uma geração de jovens pesquisadores, alguns hoje professores do INEST e de outros centros de excelência, e a institucionalização de um espaço de pesquisa e ensino constituído  por civis na Escola de Guerra Naval, que acabou por reforçar o diálogo entre a Academia e a Defesa.

Ao final de sua apresentação, ela encorajou a audiência a buscar a oportunidades, reconhecer o dever de cada um perante à sociedade e  dar conta do desafio de produzir o conhecimento e a reflexão sobre os aspectos estratégicos  para as novas gerações. Ao término de sua intervenção, a professora foi saudada por longa salva de palmas.

Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados

Translate »
Skip to content