ABCP-Sudeste e INEST realizam Seminário sobre Direitas e Conservadorismo

Postado por INEST em 02/Maio/2018 - Sem Comentários

No dia 25 de abril foi realizado no auditório do bloco P  o seminário Conservadorismos, Novas Direitas e Grupos insurgentes.

O seminário contou com a apresentação das pesquisas dos professores Alexandre Fuccille (UNESP), Esther Solano (UNIFESP), Felipe Borba (UNIRIO) e  Mara Telles (UFMG), e com a moderação do professor Eduardo Heleno.
A professora Mara Telles, da UFMG, deu início ao debate, apresentando pesquisa em que comparou os discursos presentes nos grupos de direita que foram às ruas entre 2013 e 2016 no Brasil com aqueles existentes no âmbito da União Europeia. Em seu trabalho, ela pontuou as características que assemelham e afastam esses movimentos e partidos.

A professora Esther Solano, baseada em entrevistas e pesquisa em redes sociais,  mostrou alguns aspectos que servem para ilustrar o perfil  do eleitorado brasileiro que tende atualmente a votar em partidos da direita.

O professor Felipe Borba por sua vez apresentou a pesquisa sobre a violência política, dando especial ênfase ao estado do Rio de Janeiro. Em seu trabalho, que ainda está em andamento , ele apurou dados relevantes que ajudam a explicar os casos de morte envolvendo políticos.

Finalizando o seminário, o professor Alexandre Fuccille trouxe uma série de reflexões sobre o papel dos militares na democracia, e  a interação da instituição castrense com os movimentos e partidos, sejam de direita ou esquerda. Fuccille também prescreveu ações que devem consideradas para a melhoria do controle civil objetivo sobre as Forças Armadas.

O evento, denominado Rodada ABCP  Sudeste – INEST , deu continuidade a uma série de debates realizados em março em São Paulo e organizados pela Regional Sudeste e pelo NEAM/PUC-SP.

A atividade em Niterói foi fruto de parceria entre a ABCP (Regional SE), representada pelos professores Mara Telles (diretora) e Felipe Borba (vice-diretor), e o INEST, representado pelo professor Eduardo Heleno. A organização contou com apoio do Programa de Pós Graduação em Estudos Estratégicos, do grupo de estudos sobre Política e Forças Armadas na América do Sul, dos tutores e monitores do curso de Relações Internacionais.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Copyright 2022 - STI - Todos os direitos reservados

Translate »
Skip to content