Lançamento do livro do professor Jonuel Gonçalves

Postado por INEST em 20/abr/2017 -

O professor Jonuel Gonçalves lançou hoje pela manhã o livro A Ilha de Martim Vaz. O romance faz uma imersão em histórias de resistências em diferentes palcos que se interligam. Tem como ponto de partida a descoberta de documentos antigos no Rio de Janeiro que acabam por revelar vínculos entre histórias de amor passadas nos séculos XV, XVIII e XXI, todas imersas em um ambiente de guerra, seja na África, na América do Sul ou na Europa.

A apresentação da obra foi feita pela professora de literatura Angela Coutinho, do IFRJ, e pelo professor Eurico de Lima Figueiredo, diretor do INEST.

Doutor em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Jonuel teve vivência em vários conflitos no período de descolonização e de consolidação dos novos Estados Nacionais na África. Ao longo de sua vida transitou pelos continentes europeu, africano e americano em organizações de defesa dos Direitos Humanos. Atualmente é professor e pesquisador do Instituto de Estudos Estratégicos da UFF.