Prêmio René Drei­fuss 2016

Postado por INEST em 12/dez/2016 -

No dia 8 de dezem­bro foi a real­izada a entrega do Prêmio René Drei­fuss 2016, ref­er­ente à mel­hor dis­ser­tação de Mestrado defen­dida em 2015 no âmbito do Pro­grama de Pós Grad­u­ação em Estu­dos Estratégi­cos. Esse ano, a Comis­são de Avali­ação, pre­si­dida pelo prof. Renato Petroc­chi e con­sti­tuída pelos pro­fes­sores Jonuel Gonçalves e Már­cio Rocha, decidiu, de forma inédita, pre­miar dois mestres pela excelên­cia das pesquisa apre­sen­tadas. São os seguintes trabalhos:

Profis­sion­al­iza­ção e Edu­cação Mil­i­tar: Um estudo a par­tir da Acad­e­mia Mil­i­tar das Agul­has Negras (AMAN), de auto­ria da mestre Ana Penido de Oliveira. O tra­balho foi ori­en­tado pelo pro­fes­sor Fred­erico Car­los Costa de Sá.

IMG 7266

Ana Penido ao lado dos pro­fes­sores Már­cio Rocha (E) e Renato Petroc­chi (D)

As debil­i­dades da Mar­inha de Guerra Moçam­bi­cana e o prob­lema da inse­gu­rança marí­tima no canal de Moçam­bique, de auto­ria do mestre Ênio Chin­go­tu­ane. A pesquisa foi ori­en­tada pelo pro­fes­sor Adri­ano de Freixo.

IMG 7289

O pro­fes­sor Eduardo Heleno, rep­re­sen­tando o mestre Énio Chin­go­tu­ane, ao lado dos pro­fes­sores Adri­ano de Freixo e Vágner Camilo Alves

A cer­imô­nia de pre­mi­ação foi real­izada na sala homôn­ima ao prêmio e con­tou com a pre­sença de pro­fes­sores do corpo per­ma­nente e de colab­o­radores. A mestre Ana Penido agrade­ceu o recon­hec­i­mento e ressaltou o apoio que teve de seu ori­en­ta­dor e demais docentes do pro­grama não somente para sua pesquisa como tam­bém em relação ao desen­volvi­mento de sua carreira.

O mestre Énio Chin­go­tu­ane, não pode com­pare­cer ao evento e foi rep­re­sen­tado pelo prof. Eduardo Heleno. O docente desta­cou o esforço pes­soal de Ènio, que viera de Moçam­bique ao Brasil no âmbito do Pro­grama PEC-​PG (de apoio à pós-​graduação) e a super­ação de vários obstácu­los que o pesquisador enfren­tou em sua jor­nada no país.

Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados

Translate »
Skip to content