PPGEST Visita Base Aérea do Galeão

Postado por INEST em 14/nov/2014 -

Alunos do Pro­grama de Pós-​Graduação em Estu­dos Estratégi­cos (PPGEST), acom­pan­hados do Coor­de­nador do Curso, Prof. Vagner Camilo e do Prof. Jorge Calvário, da Escola Supe­rior de Guerra (ESG) vis­i­taram no último dia 13 de novem­bro a Base Aérea do Galeão, na Ilha do Gov­er­nador, Rio de Janeiro. A final­i­dade era con­hecer a prin­ci­pal insta­lação de trans­porte da Força Aérea Brasileira e faz parte da série de ativi­dades con­jun­tas entre o Insti­tuto de Estu­dos Estratégi­cos da Uni­ver­si­dade Fed­eral Flu­mi­nense (INEST-​UFF) e a ESG.

Ini­cial­mente os vis­i­tantes assi­s­ti­ram a uma palestra pro­ferida pelo Cap. Bacel­lar sobre I Grupo de Trans­porte de Tropa — I GTT, cujo lema é “Gen­er­ant aquilae aquilas”, isto é, “Águias gerando águias”. O mil­i­tar falou ainda sobre a estru­tura orga­ni­za­cional e a mis­são do I GTT, que é “realizar as ações de força aérea de assalto aeroter­reste, infil­tração e exfil­tração aérea, busca e sal­va­mente, reabastec­i­mento em vôo, evac­uação aeromed­ica, trans­porte aerol­o­gis­tico e ações com­ple­mentares como com­bate a incên­dio em vôo.”

Após respon­der per­gun­tas dos alunos, o capitão os con­duziu a um hangar, onde o grupo pode con­hecer o inte­rior de uma das três aeron­aves C130 — mais con­heci­das como Hér­cules, incluindo a cab­ine de comando. Pro­duzido desde 1954, o avião é uti­lizado ainda hoje por cerca de 60 forças aeras de todo o mundo, dev­ido a sua grande capaci­dade de trans­porte e versatilidade.

2014-11-13-Base-Aérea-Galeão