Ativi­dades Exter­nas — de 21 a 28 de out­ubro de 2013

Postado por INEST em 21/out/2013 -

O pro­fes­sor Eurico de Lima Figueiredo par­tic­ipa, no dia 22 de out­ubro de 2013, do VI Sem­i­nário de Ini­ci­ação Cien­tí­fica e Tec­nológ­ica da UNI­GRANRIO. Ele inte­grará a Mesa Redonda: “Desafios da Democ­ra­cia: Mino­rias e Mul­ti­dões na Dis­puta do Espaço Público” com o pro­fes­sor Anto­nio Celso Alves Pereira (UERJ) e coor­de­nação da pro­fes­sora Zilda Iokoi (USP). O evento começa às 19:00 horas e será real­izado no Cam­pus Duque de Cax­ias daquela universidade.

O pro­fes­sor Eduardo Heleno par­tic­ipa, no dia 22, do ciclo de debates “Redes, Ruas, Mídias: revolta e reação”, que terá como tema, nessa segunda rodada, a “Crise da rep­re­sen­tação política”. O evento é uma parce­ria entre o Insti­tuto Brasileiro de Infor­mação em Ciên­cia e Tec­nolo­gia (IBICT), a Pós-​graduação em Mídia e Cotid­i­ano da UFF e a Escola de Comu­ni­cação da UFRJ. A palestra será real­izada no auditório do bloco B do Cam­pus do Gragoatá, às 18h.

O pro­fes­sor colab­o­rador Emer­son Maione de Souza fará a palestra inti­t­u­lada “Tran­si­tional Jus­tice and Its Crit­ics: Depoliti­ciza­tion, Polit­i­cal Con­tes­ta­tion and His­tor­i­cal Con­tin­gency” no Sem­i­nário Inter­na­cional “Des­col­o­nizando as Relações Inter­na­cionais: As con­tribuições dos Estu­dos Pós-Coloniais”,organizado pelo Insti­tuto de Relações Inter­na­cionais da PUC-​Rio, nos dias 28,29 e 30 de out­ubro. Infor­mações adi­cionais podem ser vis­tas em www​.iri​.puc​-rio​.br.

O pro­fes­sor Vágner Camilo Alves par­tic­ipa, no dia 24, do I Encon­tro de Grad­uan­dos e Pós-​graduandos em História dos EUA, orga­ni­zado pelo Depar­ta­mento de História da UFF e o NUPEHC — Núcleo de Pesquisas em História Cul­tural. Ele apre­sen­tará o tra­balho „Aspec­tos Con­jun­tu­rais do Mito: com­para­ndo as nar­ra­ti­vas de origem do Super-​Homem nas séries Man Of Steel e Birthright”, na Mesa Heróis e Mitos Amer­i­canos nas HQs, coor­de­nada pelo pro­fes­sor Thad­deus Blanchette, da UFRJ. As apre­sen­tações ocor­rerão entre as 14h30 e as 16h30, na sala 1, 5º andar, Bloco O, cam­pus Gragoatá, UFF.

No dia 26 de out­ubro, o pro­fes­sor Jonuel Gonçalves par­tic­ipa de um debate sobre política inter­na­cional e novas ameças na Pri­mav­era do Livro real­izada no Museu da Repub­lica. Tam­bém estará pre­sente o embaix­ador Samuel Pin­heiro Guimarães.

No dia 28, os pro­fes­sores Alex Jobim e Thomas Heye par­tic­i­pam da banca de mestrado na Escola de Comando e Estado Maior que terá como tema A Ação do Min­istério da Defesa na Artic­u­lação da Política de Defesa com a Política Externa Brasileira a par­tir de 2007.