Segu­rança na América do Sul é tema da Aula Inau­gural do PPGEST

Postado por INEST em 03/set/2013 -

No dia 3 de setem­bro, o pro­fes­sor Rafael Anto­nio Duarte Villa, da Uni­ver­si­dade de São Paulo, pro­feriu a Aula Inau­gural do Pro­grama de Pós Grad­u­ação em Estu­dos Estratégi­cos da Defesa e da Segu­rança Inter­na­cional da Uni­ver­si­dade Fed­eral Flu­mi­nense, PPGEST-​UFF. A apre­sen­tação con­tou com a pre­sença de alunos e pro­fes­sores do curso, além de mestres for­ma­dos pelo PPGEST e de alunos da graduação.

Villa pale­strou sobre as difer­entes inter­pre­tações das ger­ações de pen­sadores estratégi­cos sobre a Segu­rança Inter­na­cional na América do Sul, o papel da União das Nações Sul-​americanas e do Con­selho de Defesa Sul-​americano e pos­síveis atu­ações dos países sul-​americanos no século XXI, entre elas a par­tic­i­pação nas mis­sões de paz e a o papel de prove­dores de segurança.

Após respon­der aos ques­tion­a­men­tos dos alunos, o pro­fes­sor Villa rece­beu uma placa e um cer­ti­fi­cado do pro­fes­sor Vágner Camilo Alves, coor­de­nador do Mestrado.

foto 4

villa

O pro­fes­sor Rafael Villa, à dire­ita, recebe a hom­e­nagem do coor­de­nador do PPGEST.