Frank McCann visita o INEST

Postado por INEST em 19/jun/2013 -

O Insti­tuto de Estu­dos Estratégi­cos rece­beu, no dia 19 de junho de 2013, o pro­fes­sor Emérito da Uni­ver­si­dade de New Hamp­shire, Frank D. McCann Jr. O his­to­ri­ador e brasil­ian­ista, autor dos livros Sol­da­dos da Pátria: História do Exército Brasileiro 18891937 e Aliança Brasil Esta­dos Unidos 19371945 pro­feriu colóquio com o título „Decisões no fim da guerra: 1945″. Estavam pre­sentes ao evento pro­fes­sores do Insti­tuto e alunos do Pro­grama de Pós Grad­u­ação Em Estu­dos Estratégi­cos (PPGEST) e do Pro­grama de Pós Grad­u­ação em Ciên­cia Política (PPGCP).

McCann esteve pela primeira vez no país em 1965, em pesquisa de campo para seu doutorado. Desde então já voltou ao Brasil mais de duas dezenas de vezes.
IMG 0181d

Pro­fes­sor Frank McCann

Em sua fala, o pro­fes­sor frisou a neces­si­dade de se pesquisar mais atores e proces­sos políti­cos envol­vendo a relação Brasil e Esta­dos Unidos no ime­di­ato pós-​Segunda Guerra Mundial. Pon­tuou a existên­cia de dúvi­das e claros no que con­cerne a decisões impor­tantes tomadas nesse momento, como a desmo­bi­liza­ção da Força Expe­di­cionária Brasileira (FEB) ainda na Europa, em 1945.

Além do tema do colóquio, McCann falou de sua exper­iên­cia pes­soal como his­to­ri­ador espe­cial­izado no exército brasileiro e salien­tou a neces­si­dade de dis­tan­ci­a­mento que todo pesquisador deve se esforçar para ter quando estuda temas que envolvam seu país e sua cul­tura.

IMG 0186d
Ao final da apre­sen­tação, o coor­de­nador do PPGEST, Prof.Dr. Vágner Camilo Alves (E), entre­gou uma placa e um cer­ti­fi­cado para o Pro­fes­sor Emérito Frank McCann.

Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados

Translate »
Skip to content