Encon­tro Estad­ual da ABED reune pesquisadores da área de Defesa no Rio Janeiro

Postado por INEST em 22/maio/2013 -

Terá iní­cio no dia 27 de maio, o I Encon­tro Estad­ual da Asso­ci­ação Brasileira de Estu­dos de Defesa no Rio de Janeiro, pro­movido pelos pro­fes­sores do Insti­tuto de Estu­dos Estratégi­cos da Uni­ver­si­dade Fed­eral Flu­mi­nense (INEST-​UFF) e do Pro­grama de Pós-​Graduação em Relações Inter­na­cionais da uni­ver­si­dade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

A ideia dos orga­ni­zadores foi reunir um pequeno, porém sig­ni­fica­tivo, mosaico da pro­dução acadêmica sobre Defesa.

O evento, com duração de três dias, terá apre­sen­tações divi­di­das em qua­tro sim­pó­sios temáti­cos, nos quais 35 pesquisadores vão expor seus trabalhos.

Os orga­ni­zadores dedicaram espe­cial atenção aos jovens alunos da grad­u­ação, que vão poder mostrar suas pesquisas de ini­ci­ação cien­tí­fica em painéis aprova­dos pela organização.

Estão pro­gra­madas duas mesas redondas: a primeira, a ser real­izada no dia 27, debaterá a con­tribuição das ideias do almi­rante Armando Amorim Fer­reira Vidi­gal (19282009) para o pen­sa­mento estratégico naval brasileiro, e a segunda, no dia 28, terá como tema o legado do cien­tista político René Armand Drei­fuss (19452003) para a Ciên­cia Política e para os Estu­dos Estratégi­cos no Brasil.

Par­tic­i­pam do encon­tro alunos, pesquisadores e pro­fes­sores das áreas de Antropolo­gia, Ciên­cias Soci­ais, Comu­ni­cação Social, Defesa, Estu­dos Estratégi­cos, História, Geografia, Relações Inter­na­cionais entre outras.

De acordo com os orga­ni­zadores, os inter­es­sa­dos em par­tic­i­par como ouvinte, podem se inscr­ever até o dia 27.

O I Encon­tro Estad­ual da ABED no Rio de Janeiro será real­izado no Insti­tuto de Filosofia e Ciên­cias Humanas da UERJ. Detal­hes adi­cionais podem ser obti­dos no site ofi­cial do evento.