O INEST tem estabelecido pontes de cooperação com diversas instituições estrangeiras.
Isso tem ocorrido tanto no plano docente como no plano discente.
No plano docente, ressalta-se a cooperação com a Universidade de Uppsala, Suécia. O Professor Emérito Evert Vedung já veio ao Brasil na qualidade de visitante, patrocinado pela UFF e pela FAPERJ, para lecionar curso de extensão de Avaliação de Políticas Públicas na área de Estudos Estratégicos. Em contrapartida, o professor Luiz Pedone, do INEST, em dois anos consecutivos, 2013 e 2014, financiado pela CAPES e pela UFF, viajou como pesquisador visitante para aquela referida universidade.
O Professor Doutor Zhou Zhiwei, da Academia de Ciências Sociais de Pequim, veio para o INEST com bolsa da Fundação Ford para pós-doutorado, nos anos de 2011 e 2012. Na oportunidade, ele ofereceu o mini-curso de extensão sobre os grandes desafios da China.
O Professor Doutor Germán Flávio Soprano, pesquisador da Universidade de Quilmes e do CONyCET, passou uma semana proferindo palestra sobre Defesa e Segurança Internacional, tendo em vista o caso argentino.
O professor Vitelio Brustolin possui Pós-doutorado pela Harvard University, onde também é Research Scientist. É Fellow e Researcher PhD na Harvard Law School (Direito) e no Harvard Department of the History of Science (História da Ciência); Professor Adjunto da Columbia University, na School of International and Public Affairs.
No momento, o INEST está estabelecendo projetos de intercâmbios com acadêmicos de instituições universitárias da Argentina, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Portugal e Suécia.
No plano discente, o curso de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos (PGGEST), tem recebido alunos da Argentina, França, Romênia, Uruguai e Moçambique – este último através de acordo de cooperação internacional.
Na graduação, os discentes têm participado de intercambio em vários países.
Veja aqui as últimas notícias sobre internacionalização
No dia 26 de novembro, será realizado o debate “Os Direitos Humanos e a COP 30”, com as professoras Isabela Franco Guerra, da PUC-RJ e da pós graduação em Direito da Universidade Estácio de Sá e Erin Daly, da Widener University – Delaware Law School, com moderação da professora Elian Araujo, presidente da Comissão de Direito da Integração do Instituto dos Advogados Brasileiros e docente colaboradora da graduação em Relações Internacionais. O debate começa a partir das 14 horas, no auditório do Bloco G do campus do Gragoatá.

Por motivos alheios à organização do evento, a palestra que estava agendada para ser realizada no bloco P, foi transferida para o auditório do bloco F.

Realizada nesta ultima quinta, 18/09, a apresentação da Confederação Japonesa de Organizações de Vítimas das Bombas Atômicas (Nihon Hodankyo), foi marcada pela emoção. A cerimônia contou com a presença do sr. Kunihiko Bonkohara, sobrevivente de Hiroshima, do sr. Rogério Nagai, diretor do Projeto Sobreviventes de Hiroshima, do sr. Yoshitaka Kinoshita, cônsul geral adjunto do Japão e do grão-mestre Kim Young Min, presidente do Instituto Cultural Brasil-Coreia, parceira do evento. Completaram a mesa solene o vice reitor da UFF, professor Fábio Passos, o diretor do INEST, professor Vagner Camilo Alves e o professor Fernando Roberto de Freitas Almeida, organizador do evento junto a UFF.

O sr. Kunihiko Bonkohara deu o seu depoimento. Ele tinha apenas 5 anos de idade quando a bomba de Hiroshima foi lançada. Embora tenha sido salvo pelo pai, ele perdeu mãe e irmã. Em seu emocionado relato, mostra os efeitos letais dos estágios da explosão nuclear, desde o clarão, passando pela onda de choque, a onda de calor e a precipitação radioativa. Os feridos e mortos, a reconstrução da cidade. Os efeitos que ainda persistem no corpo e na memória.

Kunihiko Bonkohara, sobrevivente de Hiroshima
A Nihon Hodankyo foi fundada em 1956 para pressionar o governo do Japão para melhorar o apoio às vítimas das bombas de Hiroshima e Nagasaki, além das vítimas de radiação dos testes nucleares realizados no Pacífico pelos Estados Unidos. Sua principal pauta é a erradicação das armas atômicas. Em 2024, por seus serviços, a Nihon recebeu o prêmio Nobel da Paz.






O Grupo Sobreviventes de Hiroshima (Nihon Hidankyo) laureado com o Prêmio Nobel da Paz em 2024, será homenageado no Instituto de Estudos Estratégicos da UFF, no dia 18/9, às 15 horas, no auditório do bloco O do campus do Gragoatá. Estarão presentes um dos sobreviventes, o sr. Kunihiko Bonkohara e o diretor do Grupo no Brasil, sr. Rogério Nagai.
Nihon Hodankyo é a Confederação Japonesa de Organizações de Vítimas das Bombas Atômicas. Foi criada em 1956 como ente da sociedade civil que defende o apoio às vítimas junto ao governo japonês e que prega a abolição das armas atômicas em nível global. Desde então, os esforços da Confederação foram reconhecidos em todo mundo. Em 2024 a Nihon Hodankyo recebeu o prêmio Nobel da Paz.

O grupo de pesquisa Segurança e Defesa nas Américas (SeDeAMERICAS), do INEST/UFF recebe nesta quinta, 21/08, o Prof. Dr. Mark Kirton, do Instituto de Relações Internacionais da Universidade das Índias Ocidentais (Trinidad e Tobago).
O tema da palestra são os impactos em relação ao crime e à migração no contexto do conflito Guiana-Venezuela.
O encontro será realizado na sala 101 da Faculdade de Administração, a partir das 15h.

Nos dias 22 e 23 de julho, o INEST recebeu a visita de uma comitiva de professores da Academia de Altos Estudos Estratégicos. A pauta é a criação de um convênio entre a AAEE e o INEST, para permitir o intercambio internacional de pesquisadores e estudantes das duas instituições.
A comitiva, formada pelo vice reitor da AAEE, Prof. Dr. António Caetano Lourenço e pelos professores MSc Carlos Nunes e Faizal Sultuane, foi recebida pelos professores do INEST no primeiro dia de reuniões e pela Superintendência de Relações Internacionais, no segundo dia de trabalho.





O professor Gabriel Passetti é o coordenador do mais novo livro lançado pelo Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG): Diplomacia e conexões internacionais – a América do Sul no longo século XIX,
A obra resulta do Simpósio Internacional “Política internacional sul-americana no século XIX”, realizado em 2023 pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e organizado pelo Laboratório de História da Política Internacional Sul-americana (LAHPIS), coordenado pelo professor Gabriel Passetti.
O LAHPIS é vinculado ao Núcleo de Estudos Avançados do Instituto de Estudos Estratégicos (Inest).
O novo livro da FUNAG conta com aportes de pesquisadores da Argentina, do Brasil, do Chile e da França e aborda a diplomacia exercida na América do Sul entre o final do século XVIII e o início do século XX.

No dia 09 de junho, às 11h, o INEST recebe o Capitão de Mar e Guerra Fuzileiro Naval Luciano Dutra, integrante da Missão de Observadores Militares das Nações Unidas para Índia e Paquistão (UNMOGIP). Ele falará dos desafios da missão em especial este ano, em que o mundo testemunhou a escalada da tensão entre os dois países. A UNMOGIP foi estabelecida em janeiro de 1949 no contexto dos efeitos da partilha da Índia em especial na região de Jammu e Caxemira.
O encontro, organizado pelo professor Eduardo Heleno, será realizada no auditório da faculdade de Administração, no Campus do Valonguinho.

A organização do VII Simpósio Nacional de História Militar e do I Simpósio Internacional de História Militar.
ampliou o prazo para envio de ST’s e mini cursos. Agora o prazo é dia 6 de junho.
O tema é a tema “Violência e Sociedade: Perspectivas de Análises no Contexto de Novos Caminhos e Novas Abordagens”.
Aos interessados em propor Simpósios Temáticos e Minicursos, as propostas podem ser encaminhadas no link
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfdV8VS9nk2w7Ki7GYtYUI_J4YT2gMouXuaBrPn2UgCqTxmrA/viewform
O evento será realizado de forma híbrida, entre 03 a 06 de novembro de 2025.
Demais informações em https://www.snhm2025.org/

O INEST-UFF, em parceria com a Universidade Salgado de Oliveira, a ANPUH e a Rede Hermes, participa da organização do VII Simpósio Nacional de História Militar e do I Simpósio Internacional de História Militar.
O tema é a tema “Violência e Sociedade: Perspectivas de Análises no Contexto de Novos Caminhos e Novas Abordagens”.
Aos interessados em propor Simpósios Temáticos e Minicursos, o prazo para envio das propostas é o dia 1º de junho.
As propostas podem ser encaminhadas no link
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfdV8VS9nk2w7Ki7GYtYUI_J4YT2gMouXuaBrPn2UgCqTxmrA/viewform
O evento será realizado de forma híbrida, entre 03 a 06 de novembro de 2025.
Demais informações em https://www.snhm2025.org/
O Prof. José Maria Carvalho Ferreira, catedrático e docente do Centro de Investigação em Sociologia Econômica e das Organizações (SOCIUS) e do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), ambos de Lisboa, Portugal, ministrará a aula, que apresenta o tema “Tecnologias da informação e de Comunicação (TICS) n na Sociedade Global: Cruise no mundo do trabalho e das profissões”.
A Aula Inaugural será realizada no dia 17 de abril , às 11h, no auditório da Faculdade de Nutrição (4º andar), no Campus do Valonguinho.

O INEST recebeu nesta quinta feira (03/04), a comitiva do Instituto Espanhol de Estudos Estratégicos (IEEE).
O IEEE é uma unidade subordinada ao Ministério da Defesa da Espanha. Sua missão é disseminar a cultura de defesa em seu país e promover pesquisas nas áreas de Defesa, Geopolítica e Segurança Global.
O Diretor do IEEE, General Victor Bados Nieto, veio acompanhado de comitiva composta por civis e militares espanhóis.

Do lado do INEST estiveram presentes o Vice-Diretor, prof. Márcio Rocha, o Coordenador do MBA, prof. Eduardo Heleno e o Coordenador do NEA, Peofessor Emérito Eurico de Lima Figueiredo. Ao final do encontro as partes resolveram considerar a assinatura de memorando de entendimento entre as duas instituições visando o intercâmbio de professores e alunos, além de atividades internacionais conjuntas.

No dia 5 de fevereiro, estiverem presentes no Hotel Windsor, no Rio, o Diretor do INEST e o Coordenador da graduação em Relações Internacionais do instituto, professores Vágner Camilo Alves e Fernando Roberto Almeida.
Os docentes foram convidados pelo Consulado do Japão para a solenidade que marca as comemorações do aniversário do monarca do Japão, o imperador Naruhito.
Na foto, os dois professores ladeiam o Vice Reitor da UFF, professor Fábio Barboza Passos, e o Cônsul Cultural do Japão no Rio de Janeiro, sr. Keisuke Takahashi.

Amanhã, 26 de novembro, às 9h, o Centro de Estudos sobre a China Contemporânea e Ásia (CEA), do Núcleo de Estudos Avançados (NEA-INEST/UFF) realiza a transmissão do evento:”China-Brazil Cooperation in International Relations: The future of the G20, global proposals and their consequences for the global south”.
A conferência de abertura fica a cargo do Prof. Zhou Zhan (Deputy Director of Center for Latin American and Caribbean Studies – SWUST).
Logo após será apresentado o painel: “The future of the G20 and global proposals” e “China-Brasil cooperation and its consequences for the global south”, reunindo o trabalho de diversos pesquisadores do tema.
A mediação será do Prof. Luiz Pedone (Diretor do CEA-NEA/INEST).
O evento será em inglês.
A transmissão será feita pelo canal do INEST no Youtube.

Realizou-se ontem, no auditório do bloco P do campus do Gragoatá, palestra sobre a Diplomacia Japonesa, proferida pelo cônsul geral do Japão no Rio de Janeiro, Sr. Takashi Manabe. A presença dos estudantes, cujas aulas foram iniciadas nesta semana, foi maciça. O evento foi organizado pelo coordenador do curso de Relações Internacionais do INEST, prof. Fernando Roberto Almeida, e comprova a contínua parceria d consulado do Japão com o curso de RI do INEST/UFF.

