Internacionalização

O INEST tem esta­b­ele­cido pontes de coop­er­ação com diver­sas insti­tu­ições estrangeiras.

Isso tem ocor­rido tanto no plano docente como no plano discente.

No plano docente, ressalta-​se a coop­er­ação com a Uni­ver­si­dade de Upp­sala, Sué­cia. O Pro­fes­sor Emérito Evert Vedung já veio ao Brasil na qual­i­dade de vis­i­tante, patroci­nado pela UFF e pela FAPERJ, para lecionar curso de exten­são de Avali­ação de Políti­cas Públi­cas na área de Estu­dos Estratégi­cos. Em con­tra­partida, o pro­fes­sor Luiz Pedone, do INEST, em dois anos con­sec­u­tivos, 2013 e 2014, finan­ciado pela CAPES e pela UFF, via­jou como pesquisador vis­i­tante para aquela referida universidade.

O Pro­fes­sor Doutor Zhou Zhi­wei, da Acad­e­mia de Ciên­cias Soci­ais de Pequim, veio para o INEST com bolsa da Fun­dação Ford para pós-​doutorado, nos anos de 2011 e 2012. Na opor­tu­nidade, ele ofer­e­ceu o mini-​curso de exten­são sobre os grandes desafios da China.

O Pro­fes­sor Doutor Ger­mán Flávio Soprano, pesquisador da Uni­ver­si­dade de Quilmes e do CONyCET, pas­sou uma sem­ana pro­ferindo palestra sobre Defesa e Segu­rança Inter­na­cional, tendo em vista o caso argentino.

O professor Vitelio Brustolin possui Pós-doutorado pela Harvard University, onde também é Research Scientist. É Fellow e Researcher PhD na Harvard Law School (Direito) e no Harvard Department of the History of Science (História da Ciência); Professor Adjunto da Columbia University, na School of International and Public Affairs.

No momento, o INEST está esta­b­ele­cendo pro­je­tos de inter­câm­bios com acadêmi­cos de insti­tu­ições uni­ver­sitárias da Argentina, Dina­marca, Espanha, Esta­dos Unidos, França, Por­tu­gal e Suécia.

No plano dis­cente, o curso de Pós-​Graduação em Estu­dos Estratégi­cos (PGGEST), tem rece­bido alunos da Argentina, França,   Romênia, Uruguai e Moçam­bique – este último através de acordo de coop­er­ação internacional.

Na graduação, os discentes têm participado de intercambio em vários países.

Veja aqui as últimas notícias sobre internacionalização

  • Debate sobre Direitos Humanos e a COP 30

    No dia 26 de novembro, será realizado o debate “Os Direitos Humanos e a COP 30”, com as professoras Isabela Franco Guerra, da PUC-RJ e da pós graduação em Direito da Universidade Estácio de Sá e Erin Daly, da Widener University – Delaware Law School, com moderação da professora Elian Araujo, presidente da Comissão de Direito da Integração do Instituto dos Advogados Brasileiros e docente colaboradora da graduação em Relações Internacionais. O debate começa a partir das 14 horas, no auditório do Bloco G do campus do Gragoatá.

  • Palestra do Cônsul do Japão: novo local

    Por motivos alheios à organização do evento, a palestra que estava agendada para ser realizada no bloco P, foi transferida para o auditório do bloco F.

  • Homenagem aos sobreviventes de Hiroshima é marcada pela emoção

    Realizada nesta ultima quinta, 18/09, a apresentação da Confederação Japonesa de Organizações de Vítimas das Bombas Atômicas (Nihon Hodankyo), foi marcada pela emoção. A cerimônia contou com a presença do sr. Kunihiko Bonkohara, sobrevivente de Hiroshima, do sr. Rogério Nagai, diretor do Projeto Sobreviventes de Hiroshima, do sr. Yoshitaka Kinoshita, cônsul geral adjunto do Japão e do grão-mestre Kim Young Min, presidente do Instituto Cultural Brasil-Coreia, parceira do evento. Completaram a mesa solene o vice reitor da UFF, professor Fábio Passos, o diretor do INEST, professor Vagner Camilo Alves e o professor Fernando Roberto de Freitas Almeida, organizador do evento junto a UFF.

    Kim Young Min, Rogério Nagao, Vagner Camilo Alves, Fabio Passos, Kunihiko Bonkohara, Yoshitaka Kinoshita e Fernando Roberto de Freitas Almeida

    O sr. Kunihiko Bonkohara deu o seu depoimento. Ele tinha apenas 5 anos de idade quando a bomba de Hiroshima foi lançada. Embora tenha sido salvo pelo pai, ele perdeu mãe e irmã. Em seu emocionado relato, mostra os efeitos letais dos estágios da explosão nuclear, desde o clarão, passando pela onda de choque, a onda de calor e a precipitação radioativa. Os feridos e mortos, a reconstrução da cidade. Os efeitos que ainda persistem no corpo e na memória.

    Kunihiko Bonkohara, sobrevivente de Hiroshima

    A Nihon Hodankyo foi fundada em 1956 para pressionar o governo do Japão para melhorar o apoio às vítimas das bombas de Hiroshima e Nagasaki, além das vítimas de radiação dos testes nucleares realizados no Pacífico pelos Estados Unidos. Sua principal pauta é a erradicação das armas atômicas. Em 2024, por seus serviços, a Nihon recebeu o prêmio Nobel da Paz.

  • INEST recebe organização de sobreviventes de Hiroshima prêmio Nobel da Paz

    O Grupo Sobreviventes de Hiroshima (Nihon Hidankyo) laureado com o Prêmio Nobel da Paz em 2024, será homenageado no Instituto de Estudos Estratégicos da UFF, no dia 18/9, às 15 horas, no auditório do bloco O do campus do Gragoatá. Estarão presentes um dos sobreviventes, o sr. Kunihiko Bonkohara e o diretor do Grupo no Brasil, sr. Rogério Nagai.

    Nihon Hodankyo é a Confederação Japonesa de Organizações de Vítimas das Bombas Atômicas. Foi criada em 1956 como ente da sociedade civil que defende o apoio às vítimas junto ao governo japonês e que prega a abolição das armas atômicas em nível global. Desde então, os esforços da Confederação foram reconhecidos em todo mundo. Em 2024 a Nihon Hodankyo recebeu o prêmio Nobel da Paz.

  • Conflito entre Guiana e Venezuela é tema de encontro

    O grupo de pesquisa Segurança e Defesa nas Américas (SeDeAMERICAS), do INEST/UFF recebe nesta quinta, 21/08, o Prof. Dr. Mark Kirton, do Instituto de Relações Internacionais da Universidade das Índias Ocidentais (Trinidad e Tobago).

    O tema da palestra são os impactos em relação ao crime e à migração no contexto do conflito Guiana-Venezuela.

    O encontro será realizado na sala 101 da Faculdade de Administração, a partir das 15h.

  • INEST recebe visita de comitiva da Academia de Altos Estudos Estratégicos de Moçambique

    Nos dias 22 e 23 de julho, o INEST recebeu a visita de uma comitiva de professores da Academia de Altos Estudos Estratégicos. A pauta é a criação de um convênio entre a AAEE e o INEST, para permitir o intercambio internacional de pesquisadores e estudantes das duas instituições.

    A comitiva, formada pelo vice reitor da AAEE, Prof. Dr. António Caetano Lourenço e pelos professores MSc Carlos Nunes e Faizal Sultuane, foi recebida pelos professores do INEST no primeiro dia de reuniões e pela Superintendência de Relações Internacionais, no segundo dia de trabalho.

  • FUNAG lança livro originado de Simpósio Internacional realizado no INEST


    O professor Gabriel Passetti é o coordenador do mais novo livro lançado pelo Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG): Diplomacia e conexões internacionais – a América do Sul no longo século XIX,

    A obra resulta do Simpósio Internacional “Política internacional sul-americana no século XIX”, realizado em 2023 pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e organizado pelo Laboratório de História da Política Internacional Sul-americana (LAHPIS), coordenado pelo professor Gabriel Passetti.

    O LAHPIS é vinculado ao Núcleo de Estudos Avançados do Instituto de Estudos Estratégicos (Inest).

    O novo livro da FUNAG conta com aportes de pesquisadores da Argentina, do Brasil, do Chile e da França e aborda a diplomacia exercida na América do Sul entre o final do século XVIII e o início do século XX.


  • As Nações Unidas e a Caxemira: INEST recebe oficial da Missão de Paz

    No dia 09 de junho, às 11h, o INEST recebe o Capitão de Mar e Guerra Fuzileiro Naval Luciano Dutra, integrante da Missão de Observadores Militares das Nações Unidas para Índia e Paquistão (UNMOGIP). Ele falará dos desafios da missão em especial este ano, em que o mundo testemunhou a escalada da tensão entre os dois países. A UNMOGIP foi estabelecida em janeiro de 1949 no contexto dos efeitos da partilha da Índia em especial na região de Jammu e Caxemira.
    O encontro, organizado pelo professor Eduardo Heleno, será realizada no auditório da faculdade de Administração, no Campus do Valonguinho.

  • I Simpósio Internacional de História Militar: prazo ampliado para o envio de propostas!

    A organização do VII Simpósio Nacional de História Militar e do I Simpósio Internacional de História Militar.
    ampliou o prazo para envio de ST’s e mini cursos. Agora o prazo é dia 6 de junho.
    O tema é a tema “Violência e Sociedade: Perspectivas de Análises no Contexto de Novos Caminhos e Novas Abordagens”.
    Aos interessados em propor Simpósios Temáticos e Minicursos, as propostas podem ser encaminhadas no link
    https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfdV8VS9nk2w7Ki7GYtYUI_J4YT2gMouXuaBrPn2UgCqTxmrA/viewform

    O evento será realizado de forma híbrida, entre 03 a 06 de novembro de 2025.
    Demais informações em https://www.snhm2025.org/

  • Simpósio Internacional de História Militar

    O INEST-UFF, em parceria com a Universidade Salgado de Oliveira, a ANPUH e a Rede Hermes, participa da organização do VII Simpósio Nacional de História Militar e do I Simpósio Internacional de História Militar.
    O tema é a tema “Violência e Sociedade: Perspectivas de Análises no Contexto de Novos Caminhos e Novas Abordagens”.
    Aos interessados em propor Simpósios Temáticos e Minicursos, o prazo para envio das propostas é o dia 1º de junho.
    As propostas podem ser encaminhadas no link
    https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfdV8VS9nk2w7Ki7GYtYUI_J4YT2gMouXuaBrPn2UgCqTxmrA/viewform

    O evento será realizado de forma híbrida, entre 03 a 06 de novembro de 2025.
    Demais informações em https://www.snhm2025.org/

  • Tecnologia da Informação é o tema da Aula Inaugural 2025

    O Prof. José Maria Carvalho Ferreira, catedrático e docente do Centro de Investigação em Sociologia Econômica e das Organizações (SOCIUS) e do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), ambos de Lisboa, Portugal, ministrará a aula, que apresenta o tema “Tecnologias da informação e de Comunicação (TICS) n na Sociedade Global: Cruise no mundo do trabalho e das profissões”.

    A Aula Inaugural será realizada no dia 17 de abril , às 11h, no auditório da Faculdade de Nutrição (4º andar), no Campus do Valonguinho.

  • INEST recebe comitiva de pesquisadores espanhóis

    O INEST recebeu nesta quinta feira (03/04), a comitiva do Instituto Espanhol de Estudos Estratégicos (IEEE).

    O IEEE é uma unidade subordinada ao Ministério da Defesa da Espanha. Sua missão é disseminar a cultura de defesa em seu país e promover pesquisas nas áreas de Defesa, Geopolítica e Segurança Global.
    O Diretor do IEEE, General Victor Bados Nieto, veio acompanhado de comitiva composta por civis e militares espanhóis.

    Do lado do INEST estiveram presentes o Vice-Diretor, prof. Márcio Rocha, o Coordenador do MBA, prof. Eduardo Heleno e o Coordenador do NEA, Peofessor Emérito Eurico de Lima Figueiredo. Ao final do encontro as partes resolveram considerar a assinatura de memorando de entendimento entre as duas instituições visando o intercâmbio de professores e alunos, além de atividades internacionais conjuntas.


    Bados Nieto agradeceu a acolhida feita no INEST e entregou ao diretor, professor doutor Vagner Camilo Alves, uma placa que reproduz a fachada do prédio do IEEE na Espanha.

  • Professores do INEST participam de solenidade organizada pelo consulado do Japão

    No dia 5 de fevereiro, estiverem presentes no Hotel Windsor, no Rio, o Diretor do INEST e o Coordenador da graduação em Relações Internacionais do instituto, professores Vágner Camilo Alves e Fernando Roberto Almeida.

    Os docentes foram convidados pelo Consulado do Japão para a solenidade que marca as comemorações do aniversário do monarca do Japão, o imperador Naruhito.


    Na foto, os dois professores ladeiam o Vice Reitor da UFF, professor Fábio Barboza Passos, e o Cônsul Cultural do Japão no Rio de Janeiro, sr. Keisuke Takahashi.

  • Cooperação Brasil-China é tema de evento

    Amanhã, 26 de novembro, às 9h, o Centro de Estudos sobre a China Contemporânea e Ásia (CEA), do Núcleo de Estudos Avançados (NEA-INEST/UFF) realiza a transmissão do evento:”China-Brazil Cooperation in International Relations: The future of the G20, global proposals and their consequences for the global south”.

    A conferência de abertura fica a cargo do Prof. Zhou Zhan (Deputy Director of Center for Latin American and Caribbean Studies – SWUST).

    Logo após será apresentado o painel: “The future of the G20 and global proposals” e “China-Brasil cooperation and its consequences for the global south”, reunindo o trabalho de diversos pesquisadores do tema.

    A mediação será do Prof. Luiz Pedone (Diretor do CEA-NEA/INEST).

    O evento será em inglês.

    A transmissão será feita pelo canal do INEST no Youtube.

  • Palestra do Cônsul-geral do Japão

    Realizou-se ontem, no auditório do bloco P do campus do Gragoatá, palestra sobre a Diplomacia Japonesa, proferida pelo cônsul geral do Japão no Rio de Janeiro, Sr. Takashi Manabe. A presença dos estudantes, cujas aulas foram iniciadas nesta semana, foi maciça. O evento foi organizado pelo coordenador do curso de Relações Internacionais do INEST, prof. Fernando Roberto Almeida, e comprova a contínua parceria d consulado do Japão com o curso de RI do INEST/UFF.

    No centro estão o cônsul Takashi Manabe, o diretor do INEST, prof. Vágner Camilo Alves e o coordenador da graduação em RI, prof. Fernando Roberto Almeida. Nas extremidades vemos o pesquisador Douglas Almeida e o servidor Victor Ierusalimschy, da SRI/UFF

Copyright 2025 - STI - Todos os direitos reservados

Translate »