Corpo Docente do PPGEST

Adriano de Freixo
adrianofreixo@id.uff.br

Doutor em História Social (UFRJ), Mestre em História Política (UERJ) e Especialista em História das Relações Internacionais (UERJ). Autor e organizador de diversos livros e artigos sobre Relações Internacionais, Política Externa Brasileira e História do Brasil Contemporâneo. Dentre seus principais trabalhos destacam-se o livro “Minha Pátria é a Língua Portuguesa”: A Construção da Idéia da Lusofonia em Portugal (Rio de Janeiro, Editora Apicuri, 2009) e a organização das obras coletivas Tempo Negro, Temperatura Sufocante: Estado e Sociedade no Brasil do AI-5 (Rio de Janeiro, Editora da PUC-Rio/Contraponto Editora, 2008), O Brasil de João Goulart: Um Projeto de Nação (Rio de Janeiro, Editora da PUC-Rio/Contraponto Editora, 2006) – ambos com Oswaldo Munteal Filho e Jacqueline Ventapane Freitas – e A Ditadura em Debate: Estado e Sociedade nos Anos do Autoritarismo (Rio de Janeiro, Contraponto Editora, 2005), com Oswaldo Munteal Filho. Suas áreas de interesse são: Política Externa do Brasil Republicano, Relações Internacionais Contemporâneas, Regimes Autoritários no Brasil e na América Latina, Relações Brasil-Portugal-África Lusófona, Política Externa e Imprensa e Estudos sobre Nações e Nacionalismos.

André Luiz Varella Neves
É Doutor em Ciência Política (USP, 2010), Mestre em Ciências Sociais com ênfase em Relações Internacionais (PUC-SP, 2004), Bacharel em Relações Internacionais (UNESA, 1992). Bacharel em Ciências Náuticas pela Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (1982). Realizou o pós-doutoramento no ICHF-UFF (2012). É membro da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ABED). Atuou como pesquisador ad hoc do Núcleo de Estudos Propositivos (NEP) do Centro de Estudos Estratégicos – Estado Maior do Exército.Tem interesse nas seguintes áreas: Política Internacional Contemporânea; Estratégia e Política Externa dos Estados Unidos; Estudos sobre relações Estados Unidos-China, Estados Unidos-Rússia e Estados Unidos-Brasil; Teoria das Relações Internacionais; Pensadores da Geopolítica Clássica; Pensadores da Geopolítica do Brasil

Eduardo Heleno de Jesus Santos

Doutor em Ciência Política (2015), Mestre em Ciência Política (2009) e Jornalista (2006) formado pela Universidade Federal Fluminense. Leciona na área de Teoria Política dos Estudos Estratégicos. Secretário Executivo da Associação Brasileira de Estudos de Defesa – ABED (2020-2022). Coordenador do ST Forças Armadas, Estado e Sociedade na Associação Nacional de Pesquisa Pós-graduada em Ciências Sociais – ANPOCS. Integrante do Laboratório de Estudos sobre a Política Externa Brasileira (LEPEB-UFF), membro do grupo de pesquisa Democracia , Militares e a Esquerda Militar, da UNESP-Marília e da rede de pesquisa Direitas, História e Memória. Áreas de interesse: Relações Civis e Militares no Brasil e na América do Sul, Operações de Paz, Conflitos contemporâneos, Teoria Política dos Estudos Estratégicos.

Eurico de Lima Figueiredo
e_l_f@terra.com.br

Professor Titular de Relações Internacionais e Estudos Estratégicos. Coordenador do Núcleo de Estratégicos (NEST / UFF). Coordenador Geral do Projeto Rede Brasil Defesa, apoiado pela CAPES e pelo Ministério da Defesa, tendo a UFF como instituição líder e como instituições associadas as três escolas militares de altos estudos (ECEME, EGN e ECEMAR). Editor-Chefe da Revista Brasileira de Estudos Estratégicos (REST) editada pelo PPGEST / NEST. Concentra atualmente seus interesses no campo teórico e conceitual relativo aos estudos estratégicos da defesa e da segurança.

Gabriel Passetti
gabrielpassetti@id.uff.br

Graduado (2002), mestre (2005) e doutor (2010) em História Social pela USP. Nesta mesma instituição, realizou pesquisa em nível de pós-doutorado (2012-2013). É editor assistente da Revista Brasileira de Estudos Estratégicos e da Revista Eletrônica da ANPHLAC e participa do Diretório de Grupos de Pesquisa CNPq “Trânsitos nas Américas: viagens e viajantes (séculos XIX e XX)”. Autor do livro “Indígenas e criollos: política, guerra e traição nas lutas no sul da Argentina (1852-1885)” (editora Alameda, São Paulo, 2012) e de biografia de Bernardo O’Higgins (Memorial da América Latina, São Paulo, 2008). Suas pesquisas se concentram nas áreas de História das Relações Internacionais e História Militar, tendo como recorte temporal preferencial o século XIX e espacial o continente americano em perspectiva comparada. Atua principalmente nos seguintes temas: estratégias de expansão e legitimação das ocupações territoriais no século XIX; negociação e conflito na ocupação de territórios; expedições oficiais de mapeamento; análise de relatos de viajantes; resistências e participação política de nativos.

Luiz Pedone
lpedone@uol.com.br

Bachelor of Industrial Engineering pelo Georgia Institute of Technology/School of Industrial and Systems Engineering (1972), revalidado para Engenharia de Produção pela UFRJ (1976). Mestre em Administração Pública pela UnB (1978) e Doctor of Philosophy em Ciência Política pelaUniversity of Massachusetts Amherst (1989). Foi professor na UnB entre 1976-2003, quando se aposentou. É pesquisador do Núcleo de Estudos Estratégicos da UFF desde novembro de 2006 e credenciado na área de concentração em estudos estratégicos no Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP / UFF) e no Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos da Defesa e Segurança (PPGEST / UFF). No momento concentra seus estudos e pesquisas no campo da energia como fator estratégico da defesa e segurança.

Marcio José Melo Malta
Professor do quadro permanente do INEST-UFF e Pesquisador do Laboratório de Estudos em Política Internacional (Lepin/Uff). É Doutor em Ciência Política no Programa de Pós-graduação em Ciência Política da Universidade Federal Fluminense (PPGCP/UFF), Mestre em Ciência Política pelo Programa de Pós-graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense. Atua nas áreas de Política Externa Brasileira, Pensamento Político Latino-americano e Histórias em Quadrinhos

Marcio Rocha
Doutor em Ciência Política pela UFF. Mestre em Ciências Aeroespaciais pela UNIFA. Graduado em Economia pela UFRN. Graduado em Ciências Aeronáuticas pela Academia da Força Aérea (AFA). Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências Aeroespaciais da Universidade da Força Aérea (UNIFA) no período de 2004 a 2011. Coordenador do Laboratório de Pesquisa “Análise de Políticas de Defesa, Poder Político e Política Internacional”. Temas de pesquisa: Políticas Públicas de Defesa, Economia e Indústria de Defesa, Ciência & Tecnologia e Defesa, Segurança Internacional e Questão Cibernética. 

Martius Vicente Rodriguez y Rodriguez

Diretor das Faculdades de Administração, Ciências Contábeis, Empreendedorismo e Gestão e Presidente do Conselho Fiscal da Fundação Euclides da Cunha. Pós-doutor em Gestão do Conhecimento pela UFRJ/Harvard Business School e Master Executive pelo MIT/SLOAN, tendo participado do projeto RITLA/UNCTAD de Inclusão Digital no Brasil e América Latina. É Doutor em Gestão Tecnológica pela COPPE/UFRJ e Mestre em Ciências em Computação de Alto Desempenho pela COPPE/UFRJ. Atuou como Presidente da Comissão de Petróleo e Gás da CAERJ – Câmara de Comércio do Estado do RJ, como Assistente Executivo da área de Gás e Energia da Petrobras, Gerente de Planejamento e Avaliação em RH da PETROBRAS e Gerente de Desenvolvimento Gerencial e da Gestão Empresarial da Universidade PETROBRAS. É Professor Titular da UFF/Departamento de Administração e Coordenador do MBA em Logística pela UFF/Administração.


Natalia dos Reis Cruz

Doutora em História Social (UFF, 2004), Mestre em História Social (UFF, 1997) e Graduada em Ciências Sociais (UFF, 1994). Realizou o Pós Doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-Raciais do CEFET-RJ (2018). É coordenadora do Núcleo de Estudos da Modernidade (NEM). Atualmente, pesquisa movimentos de extrema-direita e suas conexões com as Relações Internacionais. Suas áreas de interesse são Relações Internacionais e Nacionalismos nos séculos XX e XXI; Extrema Direita, Fascismos e Autoritarismos; Neoconservadorismos; Política Externa e de Defesa no Mundo Pós-Guerra Fria.

Roberto Moll Neto
Doutor em Relações Internacionais pelo PPGRI San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP e PUC-SP) (2015), mestre em História pelo PPGH-UFF (2010), graduado em História pela UFF (2007) e graduado em Relações Internacionais pela UNESA (2007). Tem interesse em História e Relações Internacionais dos Estados Unidos e da América Latina no século XX. Em especial: nas relações entre Estados Unidos e a América Central, o México e Cuba; nas experiências neoconservadoras e neoliberais nas Américas; e em teorias e métodos para aproximação entre História e Relações Internacionais.

Renato Petrocchi

rpetrocchi@id.uff.br

Renato Petrocchi graduou-se em História-licenciatura na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 1988). Realizou o mestrado em Relações Internacionais no Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio (finalizado em 1995) e concluiu o doutorado em História Social na Universidade Federal Fluminense (PPGH-UFF, 2005). Atualmente, é professor adjunto de Relações Internacionais do Instituto de Estudos Estratégicos da Universidade Federal Fluminense (INEST/UFF), atuando nas atividades de ensino e pesquisa, tanto na graduação de Relações Internacionais (DEI/UFF), quanto na Pós-Graduação de Estudos Estratégicos (PPGEST/UFF). Entre 1998 e 2012, foi professor de História Contemporânea do Departamento de História da PUC-Rio, ministrando disciplinas como: História Contemporânea III e IV, História Econômica Geral I e II, Seminários Especiais (Debate Historiográfico sobre o Século XX, História da América Latina), Sistema Internacional do Século XX, entre outras, além de pesquisador integrante de vários projetos. Em 2008, ingressou por concurso público na Escola de Guerra Naval (EGN-Marinha do Brasil), no cargo de professor adjunto de Relações Internacionais, atuando até 2012, como docente e pesquisador nos diferentes cursos e projetos desta instituição de ensino superior específica: desde os cursos de Política e Estratégia Marítimas, oferecidos para oficiais de carreira, com patente de Mar e Guerra, que concorrem ao almirantado, aos projetos promovidos pelos editais da CAPES e do Ministério da Defesa, como o Pró-Defesa, destinados a apoiar a integração entre as atividades acadêmicas de pesquisa nas universidades e o ensino superior militar. Em 2010, se tornou professor de Relações Internacionais, credenciado e colaborador, do PPGEST/UFF, com o projeto de pesquisa Norberto Bobbio e o Labirinto da Política Internacional, cujos resultados parciais foram publicados no livro A Defesa e a Segurança na América do Sul (2011). Na condição de colaborador do mesmo Programa de Pós-Graduação vem ministrando disciplinas como, “Defesa e Segurança: Brasil” e “Teoria e Análise de Relações Internacionais II”, ambas com o foco no modo como a política externa brasileira lidou, historicamente, com os temas de segurança e defesa. No presente ano de 2013, ingressou por concurso público no INEST/UFF, no cargo de professor adjunto de Relações Internacionais com o projeto, Os Nexos Conceituais da Política Externa Brasileira a partir de San Tiago Dantas, em continuidade com a pesquisa de 2010 e com o tema de sua dissertação de mestrado, orientada pelo saudoso professor Gerson Moura, aplicando a perspectiva teórica internacionalista de N. Bobbio, relativa aos vínculos entre conceitos políticos – internos e internacionais – a um acervo documental específico relativo às transformações contemporâneas da política exterior do Brasil.

Tadeu Morato Maciel
Professor do IRID/UFRJ. Doutorado em Ciências Humanas e Sociais (2018) pela Universidade Federal do ABC (UFABC), com Pós-doutorado no PPGEST/UFF (Bolsista PNPD/CAPES- 2019/2023). Mestre em Ciências Sociais – Relações Internacionais (2011) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e graduado em Relações Internacionais (2008) pela Faculdade Santa Marcelina (FASM). Vice-Coordenador do Grupo de Pesquisa do CNPq Organizações Internacionais e Temas Globais (OITEG/UFABC), Pesquisador do Laboratório de Estudos sobre Política Externa Brasileira (LEPEB/UFF), Coordenador do laboratório de pesquisa Nexus: segurança e desenvolvimento na política global, vinculado ao (SEDEAMÉRICAS) e Pesquisador do Laboratório de Análise em Segurança Internacional e Tecnologias de Monitoramento (LASInTec/UNIFESP). Atua principalmente nos seguintes temas: Teorias de Relações Internacionais, Processos de Integração Regional na América Latina, Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, Segurança Internacional (com ênfase em Missões de Paz).

Thiago Moreira de Souza Rodrigues
trodrigues@id.uff.br

Graduado em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998), com mestrado (2001) e doutorado (2008) em Ciências Sociais (Relações Internacionais) pela PUC-SP. É professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal Fluminense (UFF), na área de Relações Internacionais e Estudos Estratégicos. Foi professor substituto no Departamento de Política da PUC-SP nos anos de 2006 e 2007. No período de janeiro a julho de 2007 cumpriu estágio doutoral no Institut des Hautes Études de l’Amérique Latine (IHEAL) da Université de la Sorbonne Nouvelle (Paris III). É, desde 1999, pesquisador do Núcleo de Sociabilidade Libertária (Nu-Sol) do Programa de Estudos Pós-graduados em Ciências Sociais da PUC-SP. É pesquisador do Grupo de Análise de Prevenção de Conflitos Internacionais (GAPCon), da Universidade Cândido Mendes (UCAM), coordenando o grupo de trabalho “Governança global e transformações pós-conflitos”. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Segurança Internacional, Conflito, Guerra e Paz, atuando principalmente nos seguintes temas: relações internacionais, política internacional, narcotráfico, América Latina, pensamento libertário e Michel Foucault.

Vágner Camilo Alves
Coordenador do PPGEST
vgcamilo@bol.com.br

Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1995), mestrado em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pelo IUPERJ (2005). É professor adjunto da Universidade Federal Fluminense (UFF). Leciona e pesquisa na área da Ciência Política, com ênfase nos Estudos Estratégicos e Relações Internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: política internacional, política externa e de defesa brasileira e guerra e paz. É sócio titular do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil (IGHMB), ocupando a cadeira de nº 92.

Copyright 2025 - STI - Todos os direitos reservados

Translate »