Postado por INEST em 26/out/2016 -
Saiba como foi o III Encontro Brasileiro de Estudos Estratégicos e Relações Internacionais
O III EBERI, realizado entre os dias 17 e 20 de outubro, reuniu pesquisadores de universidades, academias e escolas de altos estudos militares do Brasil e do exterior. Separamos os destaques do evento.
No dia 17
O diretor do Instituto Pandiá Calógeras, Demétrio de Oliveira, participou da abertura do III EBERI. Sua exposição teve como tema as ações afirmativas para uma Política de Defesa Nacional. Em sua fala, Oliveira destacou mudanças no ministério da Defesa em especial a criação do Instituto Brasileiro de Estudos de Defesa — Pandiá Calógeras. Assinalou, entre outras ações afirmativas, a criação da carreira de analista de Defesa no ministério e a formação de um Programa e Pós-Graduação em Economia da Defesa, com cursos de mestrado e doutorado, a serem realizados por meio de uma parceria entre o Instituto e a Universidade de Brasília. Além disso, fez referência a realização de seminários em todo o Brasil sobre temas de Estudos Estratégicos em cooperação com entidades acadêmicas e outros setores da sociedade civil, já a partir do fim deste ano.
Demétrio Oliveira e a aluna Daiane Letícia
A palestra de abertura do EBERI foi proferida pelo professor Eliézer Rizzo de Oliveira, da UNICAMP. Sua exposição apresentou os Desafios Atuais em Segurança e Defesa Nacional. Um dos aspectos ressaltados por Oliveira foi a percepção de insegurança nas grandes cidades, devido às experiências vividas e próximas relacionadas com a violência, seja ela criminal ou política.
Os professores Eurico de Lima Figueiredo e Thomas Heye
Dia 18
O segundo dia do EBERI foi iniciado com os grupos de trabalho (GTs) Geopolítica e Estudos Estratégicos (coordenado pelo prof. André Varella), História Militar (prof. Gabriel Passetti), Segurança Internacional (prof. Renato Petrochi).
GT de Geopolítica
Também tiveram início na manhã do dia 18 os mini-cursos, com duração de três dias, apresentados por pesquisadores convidados. Foram eles: a questão de gênero nas Forças Armadas (prof. Paulo Pereira, profª. Andrea Costa e profª. Claudia Antunes — UNIFA), o terrorismo no século XXI (prof. Maurício Bruno de Sá), o Direito Internacional e as Relações Internacionais (prof. Edson Medeiros Branco Luiz – Unigranrio) e o nacionalismo no mundo contemporâneo (prof. Helid Raphael).
Fechando a primeira parte da jornada, houve o debate Desafios e Programas de Cooperação em Defesa Brasil e Suécia, coordenado pelo prof. Luiz Pedone e com participação dos professores suecos Ulf Hammaström (SAAB), Evert Vedung (Upsalla University), dos professores brasileiros Maurício Pazini Brandão (ITA) e Marcos Barbieri (UNICAMP)
.
Os professores Gabriel Passetti, Marcelo Gullo, Beatriz Bíssio e Monica Bruckmann
A tarde do dia 18 começou com a mesa Questões Políticas e Estratégicas Contemporâneas na América do Sul, composta pela professora uruguaia Beatriz Bissio, a docente peruana Monica Bruckmann (ambas da UFRJ) e o professor argentino Marcelo Gullo (Universidade de Lanús). A moderação coube ao prof. Gabriel Passetti.
Ao mesmo tempo teve início a 3ª Reunião de Coordenadores e Representantes de Programas e Linhas de Pesquisas em Estudos Estratégicos e Relações Internacionais. Representaram o INEST e o PPGEST os professores Eurico de Lima Figueiredo, Eduardo Heleno e Márcio Rocha. A Escola de Guerra Naval foi representada pela prof. Sabrina Medeiros e a Universidade da Força Aérea pelo prof. Paulo Pereira Leite.
Ao final da tarde, tiveram espaço os GTs Relações Civis e Militares no Brasil Contemporâneo (prof. Frederico Carlos de Sá Costa), Políticas Públicas de Defesa (prof. Luiz Pedone), Indústria de Defesa (prof. Alex Jobim), Segurança Internacional (prof. Vitélio Brustolin) e Guerras Africanas no Século XXI (prof. Jonuel Gonçalves).
Dia 19
A programação da manhã do terceiro dia do EBERI contou com os GTs Geopolítica e Estudos Estratégicos (prof. André Varella), Teoria Política dos Estudos Estratégicos (prof. Victor Leandro Chaves Gomes) e Sociologia Militar (prof. Eduardo Heleno).
A atividade foi seguida da mesa redonda Desafios e Programas de Cooperação em Defesa Brasil e França. Moderada pelo prof. Alex Jobim, a mesa foi composta pelos professores Eduardo Brick (UFF-Defesa), Leonam dos Santos Guimarães (USP) e Marc Luchini, representante do grupo francês DCNS.
A jornada vespertina começou com a mesa redonda comemorativa dos 30 anos de atividades do Núcleo de Estudos Estratégicos da UFF. Moderado pelo prof. Thomas Heye, o debate contou com os relatos do prof. Eurico de Lima Figueiredo (fundador, junto ao prof. René Dreifuss, do NEST) e do prof. Eduardo Brick.
Prof. Marcelo Gullo, aluna Ingrid Motta e o prof. Eurico de Lima Figueiredo
Logo após, o prof. Marcelo Gullo, da Universidade de Lanús, palestrou na conferência Teoria das Relações Internacionais: a necessidade de uma perspectiva crítica desde a periferia sulamericana.
Simultaneamente, foi realizada a reunião técnica com equipes de pesquisadores do Brasil e da Suécia que avaliaram projetos relacionados a políticas públicas de Defesa Nacional.
Fechando a programação do dia 19, teve início o mini-curso Ciência Tecnologia, Inovação e Defesa (prof. William Moreira, EGN) e foram apresentados os GTs Cibernética, Defesa e Relações Internacionais (prof. Marcio Rocha), Economia Política das Relações Internacionais (prof. Fernando Roberto), Teoria Política (prof. Thomas Heye) e Política Externa Brasileira (prof. Adriano de Freixo).
Dia 20
A manhã do último dia do EBERI contou com os cinco mini-cursos e com os GTs História Militar (prof. Gabriel Passetti) e Segurança Internacional (prof. Gabriel Passetti). As atividades tiveram prosseguimento com a mesa redonda A Cooperação Civil-Militar no Desenvolvimento do Pensamento Estratégico Brasileiro. Moderada pelo prof. Eurico de Lima Figueiredo, o debate contou a participação do almirante Álvaro Monteiro, do Centro de Estudos Estratégicos da Escola de Guerra Naval, do general João César Zambão da Silva, da Escola Superior de Guerra, do brigadeiro Tirre Freire, da Universidade da Força Aérea e do general Sérgio Almeida, da Escola de Comando e Estado Maior do Exército.
Profs. Theotonio dos Santos, Eurico de Lima Figueiredo e a aluna Luana Roque
O III EBERI encerrou sua longa lista de atividades com a conferência Estudos Estratégicos e Segurança Internacional: questões atuais, ministrada pelo prof. Theotônio dos Santos Junior (UFF/UERJ).