Postado por INEST em 17/maio/2016 -
Texto: Ricardo Freire; Fotos: Mariana Guimarães, Urias Fernandes
O Simpósio Internacional “Dois séculos de relações interamericanas” teve início na tarde desta segunda-feira, 16 de maio, no Auditório do Bloco “F” do Campus do Gragoatá. O Prof. Dr. Thiago Rodrigues, Chefe do Departamento de Estudos Estratégicos e Relações Internacionais do INEST, representando o Prof. Dr. Emérito Eurico de Lima Figueiredo, Diretor do Instituto, agradeceu a presença de todos os conferencistas e assistentes, bem como cumprimentou o Prof. Dr. Gabriel Passetti pela iniciativa e organização do Simpósio.
Em seguida, o Prof. Dr. Vágner Camilo Alves, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos da Defesa e da Segurança do INEST, também elogiou a iniciativa e destacou apoio do Programa de Pós-Graduação ao evento, em face de sua relevância.
A Conferência de Abertura do Simpósio foi proferida pela Prof.ª Dr.ª Maria Ligia Coelho Prado, Emérita da Universidade de São Paulo, que abordou o tema “Brasil e América Latina: proximidades distantes”.
Finda essa conferência e sua sessão de debates, foi formada a primeira Mesa Redonda do evento, sob a coordenação do Prof. Dr. Vágner Camilo Alves, que versou sobre o papel do EUA nas relações interamericanas. A Mesa contou a fala do Prof. Dr. Fernando Luiz Vale Castro, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que tratou do “Pan-americanismo: entre a teoria e prática (1890−1940)”. Na sequência, a Prof.ª Dr.ª Cecilia Azevedo, da Universidade Federal Fluminense, abordou a temática do “Movimento de Solidariedade à América Central nos anos 1980”. E, concluindo os trabalhos, o Prof. Dr. Roberto Moll, do Instituto Federal Fluminense, discursou sobre “Os Estados Unidos e a América Latina no início do século XXI: continuidades, rupturas e perspectivas”.
Após uma série de debates e questionamentos, o Coordenador da Mesa, antes de dar por encerrados os trabalhos da jornada, agradeceu a participação de todos e concedeu aos palestrantes, como marco de gratidão e reconhecimento, um Certificado de Participação.