Postado por INEST em 15/maio/2015 -
“As Operações de Paz e o Brasil” foi o tema da palestra que o professor e pesquisador Vinicius Mariano de Carvalho ministrou no dia 14 de maio, no Campus do Gragoatá. O evento foi organizado dentro da cooperação acadêmica entre a Universidade Federal Fluminese e o King´s College, de Londres, Reino Unido, e teve como moderador o professor Luiz Pedone, coordenador do Laboratório Defesa e Política[s], do Instituto de Estudos Estratégicos (INEST). Também participaram Elisa Checcacci, Gerente de Recrutamento Internacional do King’s College, e Jacqueline Wilkins, cônsul honorária do Reino Unido em Ribeirão Preto, que apresentaram um painel de oportunidades para intercâmbio em cursos de graduação e pós-graduação.
Desde a década de 1940 o Brasil tem se engajado em ações de paz em todo o mundo, e a mais relevante delas, a Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (Minustah) – que tem comando brasileiro, completou dez anos em 2014. Segundo Carvalho, um dos grandes desafios que o país terá de enfrentar será não só se manter relevante nesse cenário, como ampliar as ações e transcender as questões militares.
Para ele, uma questão importante é se já há o desenvolvimento de um pensamento civil brasileiro que possa ser aplicado conjuntamente às iniciativas militares. “O Brasil mostrou-se muito bem sucedido no contato com as populações civis e esse sucesso não pode ser creditado somente às questões culturais”, afirma. Carvalho acredita que esse conhecimento, esse “jeito brasileiro” poderá ser exportado e utilizado em futuras intervenções.
Outra hipótese é a possibilidade de o país propor a criação de uma força de paz marítima, baseada no êxito que obteve no comando da Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM-Unifil), em que comanda tropas de diversos países, como Alemanha, Bélgica e Itália.
Concluindo, o pesquisador disse que as universidades são um espaço privilegiado para debates sobre o tema, cada vez mais importante diante do cenário internacional de conflitos, desastres e migrações.