Postado por INEST em 06/maio/2015 -
Marco Antonio Raupp, ex-ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação proferiu a Aula Magna 2015 do Instituto de Estudos Estratégicos da Universidade Federal Fluminense (INEST/UFF) na manhã de 5 de maio último, no campus do Gragoatá.
A mesa de abertura foi composta pelo Diretor do INEST, professor titular Eurico de Lima Figueiredo, pelo Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos da Defesa e da Segurança (PPGEST), professor Vágner Camilo Alves, pelo Coordenador da Graduação em Relações Internacionais, professor Adriano de Freixo e pelo sub-chefe do Departamento de Estudos Estratégicos e Relações Internacionais, professor Victor Leandro Chaves Gomes.
A sessão foi aberta pelo professor Eurico de Lima Figueiredo, que saudou o ex-ministro e fez um breve histórico da instituição que dirige e o convidou para participar da segunda edição do Encontro Brasileiro de Relações Internacionais (Eberi II), que será realizado em novembro deste ano.
O ex-ministro Marco Antonio Raupp começou sua apresentação afirmando que ciência, tecnologia e inovação são estratégicas e ressaltando a importância de aproximação entre universidades e empresas, para que o conhecimento gerado por aquelas seja aplicado por estas de modo a beneficiar a sociedade.
A seguir, traçou um histórico da universidade brasileira, desde sua criação, nos anos 1930, até a atualidade, pontuando, década a década, as inovações que foram introduzidas e cientistas responsáveis por significativos avanços no sistema de C&T, tais como Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro, Almirante Álvaro Alberto e Brigadeiro Casimiro Montenegro. Assinalou ainda que, o grande gargalo no desenvolvimento do país é a qualidade de sua educação, e lançou um desafio às universidades para que o déficit educacional seja equacionado, permitindo uma melhora signficativa na qualidade de nossa mão-de-obra e, consequentemente, de nossa capacidade competitiva.
Concluiu dizendo que o Brasil precisa de lideranças pró-ativas tanto do meio empresarial quanto do acadêmico para que nossas dificuldades sejam superadas.
Antes do encerramento do evento, a aluna de graduação em Relações Internacionais Ana Clara de Plá Loeffler foi convidada a passar às mãos do ex-ministro uma placa alusiva a sua conferência.