Postado por INEST em 16/set/2014 -
Com o auditório lotado, o embaixador George Edward Moose palestrou para os alunos do INEST nessa segunda, 15 de setembro. A apresentação teve como tema o papel dos países emergentes na promoção global dos Direitos Humanos.
Moose começou a palestra agradecendo a recepção feita pelos alunos. Ao longo de sua fala, ele destacou as possibilidades e desafios dos países emergentes e democráticos como o Brasil, Índia, Indonésia e Turquia na promoção dos direitos humanos dentro das Nações Unidas. O diplomata ressaltou a importância da difusão dos valores democráticos como essenciais para a defesa dos Direitos Humanos.
A sessão foi moderada pelo professor Luiz Pedone e contou com ampla participação dos alunos, professores e pesquisadores que debateram e perguntaram sobre diversos aspectos relacionados à promoção dos Direitos Humanos, entre eles, a política norte-americana para o Oriente Médio, o papel das potencias democráticas emergentes (DEPs, em inglês), e os desafios futuros do Sistema Internacional de Direitos Humanos.
Em sua carreira na diplomacia, Moose foi embaixador no Benim e no Senegal. Ele também foi indicado como Secretário Assistente para Assuntos Africanos no Departamento de Estado, no período Clinton.
O embaixador é atualmente Vice-presidente do Conselho Diretor do Instituto Norte-Americano para Paz.
O evento, realizado no auditório do Núcleo de Biomassa, foi organizado pelo Consulado Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, pelo Laboratório de Defesa e Política(s) do Núcleo de Estudos Estratégicos Avançados do INEST.