Postado por INEST em 21/abr/2014 -
O cinquentenário do golpe militar de 1964 foi o tema do Simpósio „1964−2014: ontem, hoje e amanhã”, realizado pelo Instituto de Estudos Estratégicos da Universidade Federal Fluminense (INEST/UFF) nos dias 14 e 15 de abril no Auditório Florestan Fernandes.
A conferência inaugural foi proferida pelo embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, que falou sobre a atuação das Forças Armadas ao longo da história do Brasil e os desafios do país na arena internacional.
A mesa redonda „1964/2014: Da Guerra Fria à multipolaridade no mundo atual” foi composta pelos professores Prof. Antonio Celso (UERJ/UFRJ), Williams Gonçalves (UERJ) e Wanderley Messias (USP).
A mesa seguinte teve a presença dos professores Eurico Figueiredo (INEST) e Wanderley Messias (USP), que trataram de „Processos de Mudança Política: do régime de 1964 à abertura e à democratização.”
Por fim, a última mesa, „Forças Armadas e Democracia no Brasil: uma visão de futuro” foi integrada pelos professores Maria Regina Soares de Lima (IESP/UERJ) e Eurico Figueiredo.
Ao final, o professor Eurico de Lima Figueiredo, diretor do INEST, encerrou o evento, agradeceu a participação de todos e o trabalho da comissão organizadora, que teve à frente o professor Márcio Rocha.
Devido às fortes chuvas que atingiram a região metropolitana na segunda-feira, provocando o fechamento do Aeroporto Santos Dumont e o corte de energia no Campus do Gragoatá, alguns palestrantes convidados não puderam comparecer. Porém, o contratempo não afastou os alunos de graduação e pós-graduação, professores e pesquisadores do INEST e de outras faculdades e instituições que lotaram o auditório.