INEST Dis­cute 50 anos do Golpe Mil­i­tar

Postado por INEST em 21/abr/2014 -

O cinquentenário do golpe mil­i­tar de 1964 foi o tema do Sim­pó­sio „19642014: ontem, hoje e amanhã”, real­izado pelo Insti­tuto de Estu­dos Estratégi­cos da Uni­ver­si­dade Fed­eral Flu­mi­nense (INEST/​UFF) nos dias 14 e 15 de abril no Auditório Flo­restan Fer­nan­des.

A con­fer­ên­cia inau­gural foi pro­ferida pelo embaix­ador Samuel Pin­heiro Guimarães, que falou sobre a atu­ação das Forças Armadas ao longo da história do Brasil e os desafios do país na arena inter­na­cional.

A mesa redonda „1964/​2014: Da Guerra Fria à mul­ti­po­lar­i­dade no mundo atual” foi com­posta pelos pro­fes­sores Prof. Anto­nio Celso (UERJ/​UFRJ), Williams Gonçalves (UERJ) e Wan­der­ley Mes­sias (USP).

A mesa seguinte teve a pre­sença dos pro­fes­sores Eurico Figueiredo (INEST) e Wan­der­ley Mes­sias (USP), que trataram de „Proces­sos de Mudança Política: do régime de 1964 à aber­tura e à democ­ra­ti­za­ção.”

Por fim, a última mesa, „Forças Armadas e Democ­ra­cia no Brasil: uma visão de futuro” foi integrada pelos pro­fes­sores Maria Regina Soares de Lima (IESP/​UERJ) e Eurico Figueiredo.

Ao final, o pro­fes­sor Eurico de Lima Figueiredo, dire­tor do INEST, encer­rou o evento, agrade­ceu a par­tic­i­pação de todos e o tra­balho da comis­são orga­ni­zadora, que teve à frente o pro­fes­sor Már­cio Rocha.

Dev­ido às fortes chu­vas que atin­gi­ram a região met­ro­pol­i­tana na segunda-​feira, provo­cando o fechamento do Aero­porto San­tos Dumont e o corte de ener­gia no Cam­pus do Gragoatá, alguns palestrantes con­vi­da­dos não pud­eram com­pare­cer. Porém, o con­tratempo não afas­tou os alunos de grad­u­ação e pós-​graduação, pro­fes­sores e pesquisadores do INEST e de out­ras fac­ul­dades e insti­tu­ições que lotaram o auditório.

IMG 0332

Copyright 2025 - STI - Todos os direitos reservados

Translate »
Skip to content