Postado por INEST em 28/maio/2013 -
A Aula Magna do embaixador Celso Amorim, ministro da Defesa, no dia 27 de maio de 2013, proferida no Instituto de Estudos Estratégicos, INEST, lotou o auditório Florestan Fernandes, no campus de Gragoatá da Universidade Federal Fluminense.
A mesa de abertura foi composta pelo reitor Roberto Salles, pelo ex-ministro da Marinha, Almirante-de-Esquadra Mauro Cesar Rodrigues Pereira, e pelo diretor do INEST, professor titular Eurico de Lima Figueiredo.
Aberta a sessão pelo Reitor Roberto Salles, o Ministro foi saudado pelo professor Eurico de Lima Figueiredo. Ele registrou a alegria e a honra de receber o titular da pasta de Defesa, fez breve histórico da instituição que dirige e traçou sucinto relato da abrangência dos temas estudados e pesquisados pelos professores e alunos do Instituto. Enfatizando seu caráter único, inédito e original, que se beneficia de status de “faculdade” na estrutura universitária da UFF, chamou atenção para o modo como, no INEST, se verifica o entrelaçamento entre as Relações Internacionais e os Estudos Estratégicos, o que lhe confere posição de vanguarda na academia brasileira. Inaugurada solenemente há menos de um ano, a nova unidade institucional da UFF já conta com uma população de cerca de 500 pessoas, entre professores, alunos e funcionários nos seus cursos de graduação e pós-graduação.
Em sua apresentação o Ministro Celso Amorim, mostrando erudição, descortinou amplos aspectos e dimensões da política internacional contemporânea, conferindo especial atenção à participação brasileira em missões de paz, sob o mandato das Nações Unidas, no Haiti, no Líbano e, mais recentemente, no Congo. Ressaltando a importância de o Brasil estreitar parcerias e formar alianças com os demais países em desenvolvimento, especialmente pelo viés da questão da defesa da soberania dos estados, Nesse sentido deu ênfase aos países latino-americanos e africanos, “não apenas pela questão do comércio e da política internacional, como normalmente ocorria, mas também pelo aspecto da defesa”.
Ao final da apresentação, o ministro foi cercado, em clima de grande cordialidade, pelos alunos do INEST, que fizeram questão de cumprimentá-lo e tirar fotografias com ele. Satisfeito e envaidecido com a recepção dos jovens estudantes, o embaixador prometeu voltar ao Instituto oportunamente, em nova visita.
Devido à grande procura de interessados de outros cursos e universidades, a Aula Magna de 2013 foi transmitida ao vivo pela Unitevê. Em breve será disponibilizado o vídeo da apresentação.