Hom­e­nagem ao Pro­fes­sor Leonel Itaussu Almeida de Mello

Postado por INEST em 14/maio/2013 -

O Dire­tor do Insti­tuto de Estu­dos Estratégi­cos, Pro­fes­sor Tit­u­lar Eurico Figueiredo, solidário ao pedido do Pro­fes­sor André Varella, vem, com pesar, prestar uma hom­e­nagem ao seu amigo e ex-​orientador, Pro­fes­sor Leonel Itaussu Almeida Mello, fale­cido no último dia 05 de maio de 2013.

O Pro­fes­sor Leonel Itaussu Almeida Mello fez Mestrado e Doutorado em Ciên­cia Política pela Uni­ver­si­dade de São Paulo e Pós Doutorado na Uni­ver­si­dade da Califórnia.

Pro­duziu ao longo de sua car­reira várias obras no campo da Geopolítica, História Mod­erna e História Contemporânea.

À família, aos ami­gos e cole­gas de cát­e­dra, fun­cionários e ex-​funcionários, aos alunos e ex-​orientandos do Pro­fes­sor Leonel Itaussu Almeida de Melo, deix­amos nos­sos sen­ti­men­tos de luto, de recon­hec­i­mento pelo legado e de agradec­i­mento pela grande con­tribuição dele ao desen­volvi­mento cien­tí­fico do Brasil.

Para ilus­trar a enver­gadura int­elec­tual e a dimen­são ética do Pro­fes­sor Leonel, repro­duz­i­mos na ínte­gra um texto assi­nado pelo seu amigo, o Pro­fes­sor Oswaldo Cog­gi­ola, do Depar­ta­mento de História da USP, que retrata com maes­tria e fidel­i­dade a tra­jetória deste emérito brasileiro.

Faze­mos acom­pan­har tam­bém um vídeo de um tre­cho da palestra na qual Leonel Itaussu Almeida Mello enal­tece o papel dos docentes, inti­t­u­lada: „ Todos Nós somos Professores!”

LEONEL ITAUSSU ALMEIDA MELLO

Segue o texto:

LEONEL ITAUSSU ALMEIDA MELLO nasceu em Icém, inte­rior de São Paulo. Tinha antepas­sa­dos libane­ses. Jovem, deslocou-​se à cap­i­tal para estu­dar, e se incor­porou à mil­itân­cia na ALN (Aliança Nacional Lib­er­ta­dora). Foi preso pelo régime mil­i­tar, tor­tu­rado no DOI-​CODI, con­heceu a chamada “cadeira do dragão”. A tor­tura na boca com elet­ri­ci­dade lhe fez perder todas as obtu­rações molares. Man­teve seque­las físi­cas da tor­tura durante toda sua vida, como acon­te­ceu com tan­tos, que nada dizem a respeito. Nunca pediu ind­eniza­ção. Esteve na prisão durante dois anos, aprox­i­mada­mente. Nova­mente livre, foi pro­fes­sor do cursinho da Equipe, a par­tir de 1974, e con­cluiu estu­dos de advo­ca­cia na USP (São Fran­cisco), profis­são que nunca exerceu, e tam­bém de Ciên­cias Soci­ais, na mesma USP.

Fez Mestrado em Soci­olo­gia Política, e doutorado em Ciên­cia Política. Era tam­bém Pós-​Doutor pela Uni­ver­si­dade da Cal­ifór­nia (Berke­ley). Docente do Depar­ta­mento de Ciên­cia Política (FFLCH) da USP, eu o con­heci nos debates sobre a unidade da FFLCH dos anos 1990, em que se desta­cou defend­endo a unidade da fac­ul­dade, com a força int­elec­tual e a fogosi­dade oratória que lhe eram car­ac­terís­ti­cas. Já era Pro­fes­sor Tit­u­lar do Depar­ta­mento de Ciên­cia Política da Uni­ver­si­dade de São Paulo, cargo obtido em con­curso de con­cor­rên­cia acirrada.

Leia mais:Homenagem ao Pro­fes­sor Leonel Itaussu Almeida de Mello

Copyright 2025 - STI - Todos os direitos reservados

Translate »
Skip to content