Postado por INEST em 15/mar/2013 -
Realizou-se no último dia 14 de março, a Reunião Geral do Instituto de Estudos Estratégicos da Universidade Federal Fluminense (INEST/UFF), que acontece a cada semestre, sob a coordenação do seu Diretor, professor titular Eurico de Lima Figueiredo.
Como nas vezes anteriores, o evento contou com a presença de alunos, professores e funcionários e, nessa vez, se propôs a três principais objetivos. O primeiro foi o retrospecto das ações que levaram à criação do INEST em 2011, expondo os conceitos, as metas, os processos e estruturas que tipificam a nova unidade nos dias de hoje. O segundo foi o anúncio dos projetos que serão desenvolvidos em 2013. O terceiro foi a apresentação dos novos professores aprovados recentemente em concurso público
Destacando o caráter “inédito, original e único” do projeto INEST, o prof. Eurico Figueiredo ressaltou que o curso de Graduação em Relações Internacionais, o primeiro do país com ênfase em Estudos Estratégicos, recebeu, logo na primeira avaliação, a nota máxima 5.0 (cinco) dos especialistas do INEP/MEC, colocando-o desde já entre os melhores do País. Lembrou, também, que o curso de Mestrado em Estudos Estratégicos foi o primeiro de sua espécie em todo Brasil, servindo como referência para os demais programas que foram credenciados pela CAPES depois de sua criação, em 2008.
Foi anunciada como a mais recente inovação do INEST a criação, pelo colegiado da unidade, em janeiro deste ano, do Núcleo de Estudos Estratégicos Avançados (NEEA) que substituiu, no organograma do Instituto, o antigo Núcleo de Estudos Estratégicos (NEST). O NEEA coordenará as atividades dos laboratórios de pesquisa; prestará consultoria e assessoria a entidades externas, estatais ou não, nacionais e internacionais; promoverá cursos de extensão e de pós-graduação lato sensu; incentivará a vinda de professores e pesquisadores visitantes; promoverá eventos acadêmicos como ciclo de palestras e análises de conjuntura; além de coordenar a formação de centros de estudos e pesquisas sobre regiões geopoliticamente conformadas, estando já em funcionamento o primeiro, voltado para a África.
Novos Docentes
No evento, foram apresentados aos discentes e funcionários os cinco professores aprovados em concurso público e agora inseridos ao corpo docente: Alex Jobim, doutor em Ciência Política pelo IUPERJ; Gabriel Passetti, doutor em História pela USP; Marcio Rocha, doutor em Ciência Política pela UFF; Renato Petrocchi, doutor em História pela UFF; e Victor Gomes, doutor em Ciência Política pelo IUPERJ.
..
Para o diretor do INEST, prof. Eurico de Lima Figueiredo,
é fundamental „o compromisso com o próprio destino”.
.….….….….…
Projetos para 2013
Entre as diversas iniciativas que serão conduzidas em 2013, a Direção anunciou:
– o relançamento da Revista Brasileira de Estudos Estratégicos, a REST, publicação que recebeu nota B3 da CAPES, devido à qualidade de corpo editorial e, principalmente, o caráter singular de seus objetivos, entendidos como únicos no contexto acadêmico brasileiro
– a busca a maior integração entre a Pós-graduação e a Graduação através de planos de bolsas de iniciação científica e expansão das monitorias;
– a criação de biblioteca virtual, que contará com as monografias, dissertações e teses realizadas no âmbito do INEST;
– a criação de espaço próprio na Biblioteca Central de Gragoatá, com acervo de livros e revistas científicas na área dos Estudos Estratégicos.
Foi anunciada também a criação da Associação de Ex-Alunos do INEST, a ADNEST, que servirá para reforçar os laços entre os integrantes que fizeram parte do Instituto. A respeito dessa iniciativa, o prof. Eurico de Lima Figueiredo afirmou:
“É preciso que saibamos que o futuro de cada um será importante para o futuro de todos nós. A Associação dos Ex-Alunos do INEST/UFF terá a missão de conectar, sempre, nosso passado, com nosso presente e nosso amanhã.. Queremos saber para onde nós vamos, queremos saber quem nós somos, queremos cultivar elos de solidariedade e de interesse mútuo entre nós. Aquele que aqui ficar por apenas um semestre, seja como professor, ou como aluno, será parte do INEST para sempre. Mas não se trata de gratuita generosidade. O ingresso no INEST será sempre uma difícil conquista que, aconteça o que acontecer, jamais deverá ser olvidada!”
Eventos e Cursos em 2013
Várias serão as atividades acadêmicas previstas para 2013. Estão programados debates sobre o legado do cientista político René Dreifuss, tão importante na história do INEST, e do embaixador Sérgio Vieira de Mello, que morreu servindo à ONU e motivou aos alunos do curso de Relações Internacionais do INEST/UFF a dar o nome dele ao seu Centro Acadêmico, o CASVIM. Estão também previstas atividades em torno dos 50 anos de Política Externa Independente (PEI); a oferta de curso expedito sobre China sob a responsabilidade do pesquisador visitante no INEST, Dr. Zhou Zhiwei; a implementação do Centro de Eventos de Conjuntura (CEC) e a comemoração do primeiro aniversário do INEST, no segundo semestre de 2013.
A direção também instituiu três tipos de atividades especiais que passarão a valer a partir do próximo semestre.
Uma será a Aula Magna, ministrada por convidados de conhecida importância e notório saber na área das Relações Internacionais e dos Estudos Estratégicos. A deste ano deverá estar a cargo do Ministro da Defesa, embaixador Celso Amorim.
A outra será a “Aula Inaugural” do semestre, a ser também ofertada por uma conhecida personalidade no campo em questão. Assim, se ocorrer uma Aula Magna no primeiro semestre, ocorrerá Aula Inaugural no semestre seguinte, ou vice-versa.
Finalmente, foi anunciado que, ao início de cada semestre, haverá uma palestra, a cargo de um professor do corpo docente do INEST, visando expor aos alunos o caráter único, inédito e original das atividades da instituição, seja do ponto de vista teórico, seja do ângulo metodológico.