Postado por INEST em 02/mar/2013 -
A palestra do professor doutor José Augusto Abreu de Moura, realizada na última quinta feira (28−02), contou com a presença maciça dos alunos da graduação em Relação Internacionais.
Moura apresentou os dados de sua tese de doutorado defendida recentemente no INEST e que recebeu o 3º lugar no Concurso de Teses e Dissertações sobre a Defesa Nacional, organizado pelo Ministério da Defesa.
Em seu estudo ele fez uma análise comparativa sobre o emprego de submarinos pela marinha de guerra de 15 países, entre eles, Brasil, Rússia, Índia e China, que conformam os BRICS.
De acordo com o autor, algumas variáveis de sua análise sugerem semelhanças marcantes entre o emprego de submarinos no Brasil e na Rússia, entre os demais países pesquisados.
Ele levou em conta, entre outros fatores, os investimentos previstos pelo governo no desenvolvimento de novos submarinos com tecnologia nuclear, o que faria com que o país fizesse parte do seleto grupo de nações que dominam essa capacidade.
A apresentação de Moura integra o X Ciclo de Palestras que, desta vez, mostra a produção dos docentes formandos no INEST para a comunidade acadêmica.