O Curso de Relações Internacionais do Instituto de Estudos Estratégicos da Universidade Federal Fluminense (INEST/UFF) foi criado em 2008, no âmbito do Departamento de Ciência Política (GCP), do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, ICHF. Em 2011, com a criação do Instituto de Estudos Estratégicos (INEST/UFF), o Curso foi transferido para a nova unidade, estando vinculado ao Departamento de Estudos Estratégicos e Relações Internacionais (DEI).
A graduação em Relações Internacionais (GRI) fornece aos seus alunos ampla formação que lhes permite atuar em todos os campos das Relações Internacionais. Tem como diferencial, entretanto, o fato de ser o primeiro curso de Relações Internacionais do País a dar ênfase à área de Estudos Estratégicos. Tal área permite que os estudantes se iniciem nas análises referentes ao sistema de Segurança Internacional e seus reflexos sobre a Defesa do Estado brasileiro. Cursos com tais preocupações vêm sendo oferecidos nos Estados Unidos e na Europa ocidental desde muito tempo atrás. Neste sentido, a graduação do INEST/UFF faz parte de um projeto original, inédito e, até o momento, único, destinado a servir como inspiração para a reprodução de unidades semelhantes no Brasil, tal como aconteceu nos países que aspiraram maior protagonismo global.
Em dezembro de 2011, ao mesmo tempo em que se formava a sua primeira turma, o curso recebeu a visita da comissão de avaliação do INEP/MEC, formada por especialistas da área, tendo recebido nota máxima 5,0 (cinco). Em 2016, foi divulgado o resultado do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE)realizado em 2015. O curso obteve nota máxima, se posicionando entre os quatro melhores cursos de Relações Internacionais do país e melhor avaliado do estado do Rio de Janeiro.