Inauguração da Sala Gen. Amarante

Postado por INEST em 28/jun/2024 -

Ontem ocorreu a inauguração solene da nova sala de aula do INEST, localizada no prédio sede do instituto. A sala homenageia o ilustre Professor General José Carlos Albano do Amarante, e soma-se às duas salas anteriores, que levam os nomes dos Professores Doutores René Dreifuss e Marco Antônio Rocha.

Confirma, assim, tradição institucional de celebrar, materialmente, a memória daqueles que participaram da construção do instituto.

A comunidade inestiana, ciente da importância do evento, compareceu maciçamente. Fizeram-se presentes docentes, do quadro permanente e colaboradores; discentes, representado a graduação e a pós-graduação; e servidores técnico-administrativos.

Como mestre de cerimônias, o diretor do INEST, Prof. Vágner Camilo Alves, pediu ao Prof. Emérito Eurico de Lima Figueiredo e à viúva do Professor Amarante, a Sr.ª Ana Amarante, que fizessem uso da palavra.

O primeiro, maior responsável por trazer o professor Amarante para o INEST no biênio 2012-13 na condição de Visitante, lembrou seu brilho intelectual, humildade e destaque no meio. A Sr.ª Ana deu emocionado depoimento, atestando a satisfação que seu marido sentiria pela homenagem. Seguiu-se o descerramento da placa e breve coquetel, com congraçamento de todos os presentes.

A nova sala encontra-se, agora, à disposição de toda a comunidade, para realização de aulas, defesas, reuniões de grupos de pesquisa e demais atividades acadêmicas pertinentes.