Postado por INEST em 30/jun/2022 -

Com sentimento de muita tristeza informamos o falecimento do professor Marcos Costa Lima, ocorrido ontem, 29 de junho de 2022, no Recife, Pernambuco

O professor Marcos Costa Lima foi um dos mais brilhantes e destacados cientistas sociais de sua geração. Graduado em Filosofia Política pela  Universidade de Montpellier  na França, Mestre  em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas, cumpriu seu estágio pós-doutoral na Universidade de Paris XII, França.  Professor Associado da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foi também  professor visitante na Universidade da República do Uruguay, na Universidade de Leiden (Países Baixos), na Universidade de  Walles-Swansea (Grã-Bretanha), na Universidade  Sorbonne Nouvelle e no Instituto de Estudos Políticos da Universidade de Lille (França). Exerceu a presidência da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS) no biênio 2011/2012). Foi um dos fundadores do FoMerco (Fórum Universitário Mercosul) e seu primeiro Presidente entre 2005 e 2007, tendo sido reeleito para o mandato seguinte, 2007/2009. Coordenou projetos de pesquisas em rede na Grã-Bretanha, Argentina, Índia e França. Seus estudos e pesquisas encontraram expressão em livros e artigos publicados no Brasil e no exterior, com uma ampla pauta de interesses, tais como globalização e política internacional comparada com ênfase na América latina e Ásia.

Marcos Costa foi um colega que, por onde passou, deixou amigos e admiradores, sempre mantendo sua postura solícita, cordial e invariavelmente generosa. Durante sua gestão como Presidente da ANPOCS, em visita ao INEST, não deixou de manifestar seu apoio e consideração pelo trabalho que aqui se desenvolvia.

O Instituto de Estudos Estratégicos da Universidade Federal Fluminense expressa sua admiração e louvor ao querido colega e leva aos seus familiares e amigos votos de solidariedade e conforto.

Niterói, RJ, 30 de junho de 2022.

Prof. Vágner Camilo Alves

Diretor