O Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos da Defesa e Segurança (PPGEST) foi autorizado a funcionar pela CAPES em dezembro de 2007, inicialmente com o curso de Mestrado. Em março de 2008, visando iniciar as atividades do novo Mestrado imediatamente, a UFF permitiu que os alunos matriculados na área de estudos estratégicos do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP) compusessem a primeira turma.
O Edital de Seleção de 2008 para a turma de 2009 foi o primeiro do novo Programa. O PPGEST já formou, até março de 2017, 60 mestres.
O PPGEST resulta do Programa Pró-Defesa lançado pela CAPES em 2005. A UFF concorreu à chamada do referido Edital e obteve deferimento para o Projeto Rede Brasil de Defesa. Tal Projeto associou a UFF às instituições de altos estudos militares das três forças armadas.
Como instituição líder nos termos do Edital, a universidade fez-se representar pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP) e pelo Núcleo de Estudos Estratégicos (NEST).
Como instituições associadas, os militares fizeram-se representar pela Escola de Guerra Naval (EGN), Escola de Comando e Estado Maior do Exército (ECEME) e Escola de Comando e Estado Maior da Aeronáutica da Universidade da Força Aérea (ECEMAR / UNIFA).
O Projeto Rede Brasil de Defesa visava, primeiro, o fortalecimento e a ampliação da área de estudos estratégicos dos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP) e, em seguida, a criação do Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos da Defesa e Segurança (PPGEST).
Em 2018, o Programa expandiu o seu escopo. A CAPES autorizou o funcionamento do Doutorado, o que consolida as atividades de pesquisa do PPGEST como vanguarda dos Estudos Estratégicos no Brasil.
informações adicionais podem ser vistas na página http://www.ppgest.uff.br