Hoplos-diretrizes

Diretrizes para autores:

  1. Todas as submissões devem ser enviadas para o e-mail: revistahoplos@gmail.com e trazer o título “Submissão de Artigo”, no campo “Assunto”.
  2. Os artigos submetidos devem ser inéditos e redigidos em português, espanhol ou inglês.
  3. O arquivo a ser enviado deve estar em formato .doc ou .docx e somente a formatação padrão do texto deve ser utilizada. Os autores devem retirar sua identificação das propriedades do arquivo.
  4. O autor deve submeter dois arquivos:

4.1. Um arquivo contendo título, resumos, palavras chave, corpo do texto e referências. No texto do artigo, o responsável pela submissão deve eliminar qualquer referência que possa permitir sua identificação.

4.2.  Um arquivo, a ser submetido como suplementar, contendo a identificação dos autores, sua titulação máxima e a instituição a qual se encontra atualmente filiado, um resumo do curriculum vitae de, no máximo, 5 linhas, contendo titulação e a função que desempenha na instituição à qual é filiado. Em casos de artigos com múltiplos autores, a informação de todos os autores deve ser apresentada. Neste mesmo arquivo, o autor poderá incluir agradecimentos, se desejar. Deve ser informado também se o artigo é fruto de pesquisa financiada por alguma agência de fomento, identificando a mesma.

  1. O arquivo com o corpo do texto não deve conter nenhuma forma de identificação dos autores; a formatação do texto deve estar em espaço simples; fonte Times New Roman 12; uso do itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL) e as figuras e tabelas devem ser inseridas no texto, e não no final do documento na forma de anexos.
  2. Os artigos devem conter o mínimo de 5000 e o máximo de 7.000 palavras, incluídos título, resumo e palavras chave (em português e em inglês), corpo do texto e notas de rodapé, excluídas as referências.

6.1. Serão adotadas no máximo cinco palavras-chave em cada idioma. Elas devem se referir ao objeto de estudo do artigo e ao referencial teórico e/ou temática utilizada para análise.

  1. Os artigos devem incluir um resumo em português e em inglês, entre 150 a 200 palavras para cada uma das versões. Lembramos que o resumo em ambos os idiomas integra o número mínimo e o máximo de palavras.

8- As resenhas devem focar em livros publicados nos últimos três anos. Não devem ter mais que 1.000 palavras, nem conter título, notas e bibliografia. Devem constar, no início, a referência bibliográfica completa da obra resenhada, incluindo o ISSN, breve resumo em português ou espanhol e em inglês e 3 palavras-chave em português ou espanhol e em inglês.

  1.  As notas de rodapé devem se restringir a esclarecimentos adicionais ao texto. Todas as referências de fonte bibliográfica ou outras deverão ser feitas no corpo do texto, conforme o sistema de citação Chicago (AUTOR, data).

9.1 As citações devem estar no mesmo idioma que o artigo. Assim, será acrescentada no corpo do texto a versão traduzida, e em nota de rodapé, a versão original da citação.

  1. A formatação de tabelas, quadros e figuras deverá seguir o formato ABNT.
  2. As referências devem ser listadas ao final do texto e devem se restringir àquelas efetivamente citadas no artigo. Deve ser observado estritamente o sistema Chicago (AUTOR, data). Não serão aceitas referências bibliográficas em notas de rodapé.

11.1. As referências deverão seguir os modelos abaixo:

Artigos:

AUTOR(es). Título. Título da publicação. Numeração correspondente ao volume, número, mês e ano de publicação, paginação inicial e final. Indicar o endereço (link) onde o documento está disponível e a data de acesso ao artigo.

Ex. PASSETTI, Gabriel. Confederações indígenas em luta por participação política, comercial e territorial: Argentina, 1852 – 1859. História [online]. Vol.28, n.2, 2009, pp.107-142

Livros:

AUTOR(es). Título. Edição (a partir da 2ª edição). Cidade: Editora, ano de publicação.

Ex. RODRIGUES, Thiago. Guerra e política nas relações internacionais. São Paulo: EDUC, 2010.

Capítulos de livros:

AUTOR(es) do capítulo. Título do capítulo. In: AUTOR(es) da obra (Org., Ed., Coord.) Título da obra. Edição (a partir da 2ª edição). Cidade: Editora, ano de publicação. Capítulo consultado e paginação da parte.

Ex. FREIXO, Adriano de. Sobre novos e velhos mitos: as relações Brasil-Portugal e a ideia da lusofonia. In: MELO, Victor A. de; PERES, Fabio de Lima; DRUMMOND, Maurício (Orgs). Esporte, Cultura, Nação, Estado: Brasil e Portugal. Rio de Janeiro, 7 Letras, 2014, pp. 13-25.

Trabalhos apresentados em Eventos:

AUTOR(es). Título do trabalho apresentado. In: nome do evento, numeração do evento (se houver), ano e local (cidade) de realização, título do documento (anais, atas, tópico temático), local, editora, data de publicação e página inicial e final da parte referenciada.

Ex. ALVES, Vágner Camilo. A História nas narrativas de origem do Super-Homem: análise comparativa das séries Man of Steel, de John Byrne, e Birthright, de Mark Waid e Leinil Francis Yu. In: XXVII Simpósio Nacional de História, 2013, Natal-RN. Anais do XXVII Simpósio Nacional de História, 2013. Disponível em: http://www.snh2013.anpuh.org/resources/anais/27/1371261864_ARQUIVO_ArtigoANPUHOrigensdoSuper-Homem.pdf

Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados

Translate »
Skip to content