O INEST tem estabelecido pontes de cooperação com diversas instituições estrangeiras.
Isso tem ocorrido tanto no plano docente como no plano discente.
No plano docente, ressalta-se a cooperação com a Universidade de Uppsala, Suécia. O Professor Emérito Evert Vedung já veio ao Brasil na qualidade de visitante, patrocinado pela UFF e pela FAPERJ, para lecionar curso de extensão de Avaliação de Políticas Públicas na área de Estudos Estratégicos. Em contrapartida, o professor Luiz Pedone, do INEST, em dois anos consecutivos, 2013 e 2014, financiado pela CAPES e pela UFF, viajou como pesquisador visitante para aquela referida universidade.
O Professor Doutor Zhou Zhiwei, da Academia de Ciências Sociais de Pequim, veio para o INEST com bolsa da Fundação Ford para pós-doutorado, nos anos de 2011 e 2012. Na oportunidade, ele ofereceu o mini-curso de extensão sobre os grandes desafios da China.
O Professor Doutor Germán Flávio Soprano, pesquisador da Universidade de Quilmes e do CONyCET, passou uma semana proferindo palestra sobre Defesa e Segurança Internacional, tendo em vista o caso argentino.
O professor Vitelio Brustolin possui Pós-doutorado pela Harvard University, onde também é Research Scientist. É Fellow e Researcher PhD na Harvard Law School (Direito) e no Harvard Department of the History of Science (História da Ciência); Professor Adjunto da Columbia University, na School of International and Public Affairs.
No momento, o INEST está estabelecendo projetos de intercâmbios com acadêmicos de instituições universitárias da Argentina, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Portugal e Suécia.
No plano discente, o curso de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos (PGGEST), tem recebido alunos da Argentina, França, Romênia, Uruguai e Moçambique – este último através de acordo de cooperação internacional.
Na graduação, os discentes têm participado de intercambio em vários países.