Postado por INEST em 19/jun/2024 -
Nos dia 13 e 14 de junho, uma equipe composta por docentes e funcionários do Instituto e discentes dos cursos de Pós Graduação em Estudos Estratégicos e da Graduação em Relações Internacionais visitou as instalações da Artilharia Divisionária.
A AD/1 foi criada em 1915 e anos depois seria incorporada à Força Expedicionária Brasileira, no contexto da Segunda Guerra Mundial. Ela herdou a responsabilidade pelas fortificações que protegeram a entrada da baía de Guanabara das invasões estrangeiras desde 1567.
O primeiro dia foi dedicado à visita ao patrimônio histórico cultural e englobou a Fortaleza de Santa Cruz e o Forte do do Pico e São Luiz. Centenárias, essas edificações tem relação direta com a fundação do Rio de Janeiro e de Niterói e com o sistema defensivo da então capital do Brasil.
O segundo dia contou com uma exibição dos equipamentos em uso na artilharia divisionária e com a visita ao Museu do 11º Grupo de Artilharia de Campanha, onde há material utilizado na Segunda Guerra Mundial.