Postado por INEST em 17/ago/2022 -
Realizado entre 10 e 12 de agosto, o XII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Defesa (ENABED) foi marcado pelo reencontro, em formato presencial, da comunidade acadêmica ligada aos Estudos de Defesa e aos Estudos Estratégicos. Os 200 anos da independência do Brasil foram o tema desse ENABED e o Instituto de Estudos Estratégicos da UFF, a instituição correalizadora desse grande evento.
O Encontro contou com a submissão de mais de 281 propostas de trabalho, distribuídas dentro de nove áreas temáticas, doze painéis, sete minicursos, oito lançamento de livros e 22 posteres de Iniciação Científica.
Quatrocentos pesquisadores, dos mais diversos níveis de formação, e oriundos das cinco regiões do país se inscreveram para o XII ENABED. Reunidos no Campus do Gragoatá da UFF, eles debateram durante três dias assuntos ligados à Defesa Nacional. Entre os pesquisadores, ex-alunos do INEST.
Al´ém desses números, outros destaques.
O Reitor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega enviou uma mensagem em vídeo de boas vindas aos participantes. O Professor Eduardo Heleno (Presidente do Comitê Local) conduziu como mestre de cerimônia a apresentação inicial. A solenidade de abertura contou com a mesa composta pelos professores Danielle Jacon Ayres Pinto (vice-presidente da ABED), Eduardo Svartman (presidente da ABED) que presidiu a sessão, Eurico de Lima Figueiredo (fundador do INEST), Vágner Camilo Alves (diretor do INEST)
A Conferência de abertura foi ministrada pela professora Adriana Barreto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, a primeira mulher a fazer a abertura de um evento da ABED.
No dia segundo dia do evento foram celebrados os dez anos de criação do INEST. Participaram da mesa a professora Monica Lessa (UERJ), o presidente da ABED, prof. Eduardo Svartman, os professores Eurico de Lima Figueiredo e Vagner Camilo Alves, diretor do Instituto.
Logo após a apresentação, o professor Thiago Rodrigues fez a leitura da Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito.
Ainda no dia 11, na Assembleia Geral, foi eleita a nova diretoria, liderada pela professora Maria Celina d’´Araújo, a primeira mulher a presidir a Associação. Ela sucede o professor Eduardo Munhoz Svartman (UFGRS) para um mandato de dois anos. Compõe a nova diretoria o professor Thomas Heye, do INEST, como diretor financeiro.
Nessa edição do encontro, também foi conferido o primeiro premio de Teses e Dissertações da ABED.
Os participantes puderam conhecer novas produções lançadas em livros. As editoras da FUNAG, UNESP, Bibliex, Incaer e Marinha estiveram presentes ao encontro.
O INEST contribuiu para o sucesso do evento com a decisiva participação dos doutorandos e mestrandos do Programa de Pós Graduação em Estudos Estratégicos, da Defesa e da Segurança (PPGEST), dos alunos da Graduação em Relações Internacionais, de funcionários e docentes do Instituto. A presidência da Comissão Organizadora local coube ao professor Eduardo Heleno e foi constituída pelos professores Vagner Camilo Alves (diretor do INEST), Eurico de Lima Figueiredo e Márcio Rocha.
É a segunda vez que a UFF coorganiza um Encontro Nacional da
ABED. Em 2008, foi realizado o II ENABED no Campus do Gragoatá. Em 2013, professores
do INEST deram apoio na organização do Encontro Regional da ABED (ERABED),
realizado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Em 2019, mais uma
edição do ERABED foi realizada com apoio do INEST no âmbito do Encontro Brasileiro
de Estudos Estratégicos e Relações Internacionais (EBERI).
O INEST agradece a presença de toda a comunidade acadêmica que esteve presente
neste reencontro.