Informes da Chapa 2

Postado por INEST em 09/abr/2018 -

Para conhecimento,  divulgamos os informes de cada chapa que compõem o processo eleitoral para a reitoria.
Abaixo, os informes da chapa 2.

CHAPA 2 – À COMUNIDADE UFF

Nesta segunda mensagem, apresentamos uma síntese das nossas principais propostas. Após eleitos, daremos continuidade ao trabalho realizado entre 2006 e 2014, e consolidaremos a UFF com base em:
Governança: reativaremos o Plano de Desenvolvimento Institucional com base na participação democrática para identificar, compatibilizar e determinar as prioridades que deverão ser atendidas. Respeitaremos as instâncias colegiadas no seu papel plural para dialogar sobre as demandas da UFF gerindo os conflitos, clarificando divergências e construindo consenso.
Inovação:  reuniremos especialistas em gestão de C&T e montaremos escritórios para auxiliar os pesquisadores em seus projetos. Estimularemos a adoção criteriosa de pedagogias ativas, inovadoras e recursos tecnológicos avançados.
Sustentabilidade: utilizaremos a sustentabilidade política e institucional para tornar os campi ambientes sustentáveis, socialmente justos e acolhedores para conviver com diferentes culturas.
Diversidade: trabalharemos pela cultura da diversidade de pensamento, iniciativas, identidades e expressões.
Infraestrutura: concluiremos as obras já iniciadas, modernizaremos laboratórios e bibliotecas e implantaremos centros de coworking para diferentes áreas e abertos a comunidades acadêmicas parceiras.
Internacionalização: estimularemos a cooperação e conexão entre áreas de conhecimento e intercâmbios nacionais e internacionais de projetos de ensino, pesquisa e extensão.
Ensino: flexibilizaremos currículos, dotando-os de dimensões interdisciplinares; associaremos ensino e extensão com pesquisa para que os alunos desenvolvam autonomia e independência de aprendizagem.
Qualificação: garantiremos aos docentes, meios para titulação, qualificação e projeção nas respectivas comunidades científicas nacional e internacional.
Formação profissional: propiciaremos ambiente para o amadurecimento intelectual e profissional, senso de liberdade e responsabilidade com o próximo.
Consolidaremos a UFF a partir da colaboração, valorizando a competência e dedicação da comunidade universitária – docentes, funcionários, discentes e sociedade para o diálogo e a construção coletiva.
Somos leais à universidade pública, gratuita, democrática, inclusiva e a serviço da sociedade.
Roberto Salles e Wainer
VOTE CHAPA 2 – NOSSA UFF
www.nossauff.com.br           /aNossaUFF          36747799/975654652

* Este e-mail foi autorizado para envio pela Comissão Eleitoral Especial responsável pelo processo de consulta das preferências da comunidade acadêmica para o cargo de Reitor e Vice-Reitor da UFF para o quadriênio 2018-2022. Seu objetivo é divulgar, para a comunidade universitária, as informações e propostas dos candidatos à reitoria da UFF. O conteúdo dos textos, no entanto, são de responsabilidade de cada chapa.

Aos servidores técnico-administrativos, docentes e estudantes da UFF
Quero ser Reitor no quadriênio 2018-2022 porque minha gestão anterior foi reconhecida pela universidade e pelo MEC. Liderei o Programa de Reestruturação das Universidades que transformou a UFF na universidade brasileira mais interiorizada, com mais alunos de graduação, menor evasão, finanças equilibradas e muito bem posicionada nos rankings acadêmicos nacionais e internacionais.
Andei muito em Brasília, no MEC e no Congresso buscando recursos. Com perseverança, o financiamento veio e expandimos. A área edificada duplicou, cresceu o número de técnicos administrativos, docentes e estudantes. Construímos centenas de salas de aula e laboratórios para melhorar os cursos de graduação e pós-graduação.
Estudante de família pobre, nasci na Ilha do Governador e ajudava meus pais pescando e vendendo a pesca na feira. Só me mantive como estudante de Veterinária graças à bolsa-trabalho na biblioteca. Chegando a reitor me senti obrigado a proporcionar sobrevivência, ambiente universitário e conforto aos estudantes.
Foi uma gestão de avanços acadêmicos e assistenciais para os estudantes: ampliação das bibliotecas; mais bolsas e criação das moradias; reforma dos restaurantes e transporte universitário.  A inclusão estudantil proporcionou estudo e êxito a milhares de estudantes das camadas populares. Novas oportunidades para quem tanto precisava da educação superior pública e gratuita. Forte política de assistência estudantil elevou o nível de permanência. Implementamos Ações Afirmativas de inclusão e Política de Cotas.
Eu e o vice Prof. Wainer Silva temos experiência administrativa e gosto pelo diálogo, respeitamos os Conselhos, Colegiados, Sindicatos e DCE. Todos sabem que cumprimos os compromissos assumidos e que adotamos como nossos os projetos e demandas de todas as áreas e setores da UFF. Temos certeza de unir a comunidade universitária com um projeto democrático de gestão transparente que dinamize a UFF, renovando a esperança e nossa autoestima.
Respeitosamente,
Roberto Salles e Wainer Silva
* Este e-mail foi autorizado para envio pela Comissão Eleitoral Especial responsável pelo processo de consulta das preferências da comunidade acadêmica para o cargo de Reitor e Vice-Reitor da UFF para o quadriênio 2018-2022. Seu objetivo é divulgar, para a comunidade universitária, as informações e propostas dos candidatos à reitoria da UFF. O conteúdo dos textos, no entanto, são de responsabilidade de cada chapa.

Copyright 2025 - STI - Todos os direitos reservados

Translate »
Skip to content