Postado por INEST em 15/jun/2016 -
É com pesar e tristeza que o Instituto de Estudos Estratégicos da UFF comunica o falecimento do Professor Doutor José Carlos Albano do Amarante.
Militar de carreira, o Prof. Amarante alcançou o posto de general de divisão, destacando-se sempre nas escolas castrenses. Como acadêmico, teve formação universitária no Instituto Militar de Engenharia, na área de Engenharia Química (1971). Em 1974, concluiu seu mestrado em Engenharia Química na COPPE-UFRJ. Entre 1975 e 1976, atuou como professor colaborador da UFF, na área de Cinética Química. Em 1978, concluiu novo mestrado, em Engenharia Mecânica, pela Stanford University. No ano seguinte, recebeu o título de doutor em Aeronáutica e Astronáutica pela mesma universidade.
Dos vários cargos que exerceu, cabe lembrar que, entre 1997 e 2001, foi reitor do Instituto Militar de Engenharia. Nos dois anos seguintes, foi assessor do ministro da Defesa. Entre 2003 e 2005, presidiu a Industria de Material Bélico do Brasil, a IMBEL.
Em 2007, nos termos do edital Pró-Defesa, o Prof. Amarante passou a fazer parte do Núcleo de Estudos Estratégicos da UFF. Em 2008 se tornou professor colaborador do Programa de Pós Graduação em Estudos Estratégicos (PPGEST). Nos últimos anos, além de atuar como colaborador no PPGEST, vinha realizando estudos na área de desenvolvimento nacional para o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).
Ao longo da bem sucedida vida militar e acadêmica, o prof. Amarante recebeu mais de vinte condecorações, honrarias e distinções. Sua contribuição à ciência foi reconhecida no Brasil e no exterior. Em 2002, foi selecionado para fazer parte da lista de „Outstanding Intellectuals of the 21st Century” pelo „International Biographical Center” (Cambridge, Reino Unido) e também como „Great Mind of the 21st Century pelo „American Biographical Institute” (Estados Unidos). Em 2012, foi agraciado com o título de professor Emérito da Escola de Comando e Estado Maior do Exército (Eceme).
A direção do INEST, em honra de sua memória, decreta luto de três dias.