Postado por INEST em 12/out/2015 -
Por Gilson Carvalho. Fotos: Mariana Guimarães
O II Encontro Brasileiros de Estudos Estratégicos e Relações Internacionais, EBERI II, realizado de 5 a 8 de outubro pelo Instituto de Estudos Estratégicos da Universidade Federal Fluminense (INEST/UFF), em Niterói, RJ, reuniu pesquisadores, professores e estudantes no campus do Gragoatá, para debater questões relacionadas aos estudos estratégicos, defesa e segurança internacional.
Prof. Márcio Rocha
Na abertura, o professor Márcio Rocha, coordenador do evento, ressaltou a grande dificuldade que foi organizá-lo em meio à crise que o país atravessa, com uma longa greve da comunidade universitária e o corte de verbas, e agradeceu a colaboração da direção do INEST, na figura do seu diretor, professor Eurico de Lima Figueiredo e da comissão organizadora, além de dar boas-vindas a todos os presentes.
Falaram ainda o professor Fernando Almeida, representando a graduação, que ressaltou a importância do encontro para a sociedade brasileira, e o professor Luís Pedone, pela pós-graduação, que fez um breve históricos dos estudos estratégicos e da defesa no Brasil.
Prof. Fernando Almeida e Prof. Luiz Pedone
As conferências inaugurais ficaram a cargo do Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, que falou sobre Relações Internacionais: desafios e perspectivas, dos pesquisadores Brand Arenari e Edson Benedito da Silva, do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas, que falaram sobre A contribuição do IPEA para o estudo e o aprimoramento de Políticas Públicas na área de Defesa Nacional: 2010 – 2015.
Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, prof. visitante do INEST, e aluna Ingrid Erthal
Ao longo da semana, foram realizadas cinco mesas-redondas, onze grupos de trabalhos, quatro mini-cursos e onze apresentação de pôsteres, com a participação de dezenas de estudantes e pesquisadores de diversas regiões do Brasil e do exterior.
No último dia, 8 de outubro, houve duas conferências: Análisis del escenário internacional: una refléxion en la búsqueda de la dirección de los acontecimientos, proferida pelo professor Marcelo Gullo, da Universidade de Lanús e da Escola de Superior de Guerra Argentina, e Estudos Estratégicos e Defesa: questões atuais, pelo professor Wanderley Messias, da Universidade de São Paulo (USP). Para encerrar, o coordenador do EBERI II, professor Márcio Rocha convidou todos para a terceira edição do evento, em 2016, e o diretor do INEST, professor Eurico de Lima Figueiredo, agradeceu a organização e a presença dos participantes.