Marco Anto­nio Raupp Min­is­tra Aula Magna 2015

Postado por INEST em 06/maio/2015 -

Marco Anto­nio Raupp, ex-​ministro de Ciên­cia, Tec­nolo­gia e Ino­vação pro­feriu a Aula Magna 2015 do Insti­tuto de Estu­dos Estratégi­cos da Uni­ver­si­dade Fed­eral Flu­mi­nense (INEST/​UFF) na manhã de 5 de maio último, no cam­pus do Gragoatá.

IMG 1509

A mesa de aber­tura foi com­posta pelo Dire­tor do INEST, pro­fes­sor tit­u­lar Eurico de Lima Figueiredo, pelo Coor­de­nador do Pro­grama de Pós-​Graduação em Estu­dos Estratégi­cos da Defesa e da Segu­rança (PPGEST), pro­fes­sor Vágner Camilo Alves, pelo Coor­de­nador da Grad­u­ação em Relações Inter­na­cionais, pro­fes­sor Adri­ano de Freixo e pelo sub-​chefe do Depar­ta­mento de Estu­dos Estratégi­cos e Relações Inter­na­cionais, pro­fes­sor Vic­tor Lean­dro Chaves Gomes.

A sessão foi aberta pelo pro­fes­sor Eurico de Lima Figueiredo, que saudou o ex-​ministro e fez um breve histórico da insti­tu­ição que dirige e o con­vi­dou para par­tic­i­par da segunda edição do Encon­tro Brasileiro de Relações Inter­na­cionais (Eberi II), que será real­izado em novem­bro deste ano.

O ex-​ministro Marco Anto­nio Raupp começou sua apre­sen­tação afir­mando que ciên­cia, tec­nolo­gia e ino­vação são estratég­i­cas e ressaltando a importân­cia de aprox­i­mação entre uni­ver­si­dades e empre­sas, para que o con­hec­i­mento ger­ado por aque­las seja apli­cado por estas de modo a ben­e­fi­ciar a sociedade.

A seguir, traçou um histórico da uni­ver­si­dade brasileira, desde sua cri­ação, nos anos 1930, até a atu­al­i­dade, pon­tuando, década a década, as ino­vações que foram intro­duzi­das e cien­tis­tas respon­sáveis por sig­ni­fica­tivos avanços no sis­tema de C&T, tais como Aní­sio Teix­eira, Darcy Ribeiro, Almi­rante Álvaro Alberto e Brigadeiro Casimiro Mon­tene­gro. Assi­nalou ainda que, o grande gar­galo no desen­volvi­mento do país é a qual­i­dade de sua edu­cação, e lançou um desafio às uni­ver­si­dades para que o déficit edu­ca­cional seja equa­cionado, per­mitindo uma mel­hora sign­fica­tiva na qual­i­dade de nossa mão-​de-​obra e, con­se­quente­mente, de nossa capaci­dade competitiva.

Con­cluiu dizendo que o Brasil pre­cisa de lid­er­anças pró-​ativas tanto do meio empre­sar­ial quanto do acadêmico para que nos­sas difi­cul­dades sejam superadas.

Antes do encer­ra­mento do evento, a aluna de grad­u­ação em Relações Inter­na­cionais Ana Clara de Plá Loef­fler foi con­vi­dada a pas­sar às mãos do ex-​ministro uma placa alu­siva a sua conferência.

IMG 1453

Copyright 2025 - STI - Todos os direitos reservados

Translate »
Skip to content