Postado por INEST em 01/nov/2014 -
O I Encontro Brasileiro de Estudos Estratégicos e Relações Internacionais — EBERI I, reuniu, de 24 a 27 de novembro, no Instituto de Estudos Estratégicos da Universidade Federal Fluminense (INEST-UFF), pesquisadores, professores, estudantes e outros interessados no assunto. Coordenado pelo Prof. Márcio Rocha, o encontro teve como objetivo „estimular e contribuir para o fortalecimento dos estudos, pesquisas e debates sobre temas relacionados aos estudos estratégicos, à defesa e à segurança internacional.”
Ao longo de quatro dias, foram apresentadas três conferências, cinco mesas-redondas, quinze grupos de trabalho e nove pôsteres, além do lançamento de livros.
Participaram da cerimônia de abertura, o Prof. Titular Eurico de Lima Figueiredo, diretor do INEST-UFF e o Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, que proferiu conferência intitulada „Relações Internacionais no Mundo Contemporâneo.”
Na mesma ocasião, foi prestada uma homenagem ao Prof. Waldimir Pirró e Longo, pelos seus 80 anos de vida e quase 60 de atividade profissional. Um vídeo mostrou sua brilhante carreira que começou em 1955, na Academia das Agulhas Negras (AMAN), onde se tornou oficial do Exército, até sua atuação como docente no Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos da Universidade Federal Fluminense (PPGEST-UFF).
Uma das mesas-redondas mais significativas teve como tema „Os Estudos Estratégicos: O Estado da Arte”, que reuniu todos os presidentes da Associação Brasileira de Estudos da Defesa (ABED): João Roberto Martins, Samuel Alves Soares, Eurico de Lima Figueiredo, e o atual, Alexandre Fuccile.
Além de participarem de diversos grupos de trabalho, os alunos de graduação apresentaram pôsteres, com temas como „A Escassez de Água nas Relações Internacionais”, „A Presença das Mulheres nas Forças Armadas e em Ações de Guerra”, e „Israel: A Construção de um Estado Moderno”, entre outros.
Dois livros foram lançados durante o EBERI: „África no Mundo Contemporâneo”, organizado pelo prof. Jonuel Gonçalves, do PPGEST-UFF, e „Genealogia das Revoluções”, de Ubirajara Carvalho da Cruz, da UNIFA.
Outras conferências tiveram como tema „O Oriente Médio em Transformação: O Novo Mapa de Poder e a Reconstrução da Ordem Regional,” pelo Prof. Hussein Calout, do IESB-BR, e „Os Estudos Estratégicos e as Relações Internacionais”, pelo Prof. Williams Gonçalves, da UERJ, que encerrou o evento.