Embaix­ador George Edward Moose dá palestra aos alunos do INEST

Postado por INEST em 16/set/2014 -

Com o auditório lotado, o embaix­ador George Edward Moose pale­strou para os alunos do INEST nessa segunda, 15 de setem­bro. A apre­sen­tação teve como tema o papel dos países emer­gentes na pro­moção global dos Dire­itos Humanos.

IMG 1478

Moose começou a palestra agrade­cendo a recepção feita pelos alunos. Ao longo de sua fala, ele desta­cou as pos­si­bil­i­dades e desafios dos países emer­gentes e democráti­cos como o Brasil, Índia, Indonésia e Turquia na pro­moção dos dire­itos humanos den­tro das Nações Unidas. O diplo­mata ressaltou a importân­cia da difusão dos val­ores democráti­cos como essen­ci­ais para a defesa dos Dire­itos Humanos.

A sessão foi mod­er­ada pelo pro­fes­sor Luiz Pedone e con­tou com ampla par­tic­i­pação dos alunos, pro­fes­sores e pesquisadores que debat­eram e per­gun­taram sobre diver­sos aspec­tos rela­ciona­dos à pro­moção dos Dire­itos Humanos, entre eles, a política norte-​americana para o Ori­ente Médio, o papel das poten­cias democráti­cas emer­gentes (DEPs, em inglês), e os desafios futuros do Sis­tema Inter­na­cional de Dire­itos Humanos.

IMG 1485

Em sua car­reira na diplo­ma­cia, Moose foi embaix­ador no Benim e no Sene­gal. Ele tam­bém foi indi­cado como Secretário Assis­tente para Assun­tos Africanos no Depar­ta­mento de Estado, no período Clinton.

O embaix­ador é atual­mente Vice-​presidente do Con­selho Dire­tor do Insti­tuto Norte-​Americano para Paz.

O evento, real­izado no auditório do Núcleo de Bio­massa, foi orga­ni­zado pelo Con­sulado Geral dos Esta­dos Unidos no Rio de Janeiro, pelo Lab­o­ratório de Defesa e Política(s) do Núcleo de Estu­dos Estratégi­cos Avança­dos do INEST.

IMG 1480