Postado por INEST em 11/set/2014 -
Os 70 anos dos acordos de Bretton Woods foram tema de debate realizado no último dia 10 de setembro, pelo Núcleo de Estudos Estratégicos Avançados (NEA) do Instituto de Estudos Estratégicos da Universidade Federal Fluminense (INEST-UFF), no auditório Macunaíma, Campus do Gragoatá.
Participaram do debate os professores Felipe Kezin Vieira (UERJ), Glória Maria Moraes (Mackenzie-Rio), João Felippe Cury Marinho Mathias (UFRJ) e Luiz Eduardo Simões de Souza (UFJ), além de Fernando Almeida (INEST-UFF), que atuou como moderador.
Nova Ordem Econômica Mundial
Em julho de 1944, delegados de 44 nações reuniram-se no Mount Washington Hotel, em Bretton Woods, New Hampshire, para estabelecer novas regras comerciais financeiras entre os países mais industrializados do mundo. Foi o primeiro exemplo, na história mundial de uma ordem monetária completamente negociada.
Como resultado, viu-se a consolidação da hegemonia norte-americana na economia mundial, com o estabelecimento do dólar como moeda forte e fator de referência para as moedas dos outros signatários do acordo. Também houve a criação de instituições financeiras importantes como o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional (FMI). As decisões tomadas naquela conferência regulam o mercado mundial até hoje, com pequenas mudanças.