70 Anos de Bret­ton Woods são tema de debate

Postado por INEST em 11/set/2014 -

Os 70 anos dos acor­dos de Bret­ton Woods foram tema de debate real­izado no último dia 10 de setem­bro, pelo Núcleo de Estu­dos Estratégi­cos Avança­dos (NEA) do Insti­tuto de Estu­dos Estratégi­cos da Uni­ver­si­dade Fed­eral Flu­mi­nense (INEST-​UFF), no auditório Macu­naíma, Cam­pus do Gragoatá.

Par­tic­i­param do debate os pro­fes­sores Felipe Kezin Vieira (UERJ), Glória Maria Moraes (Mackenzie-​Rio), João Felippe Cury Mar­inho Math­ias (UFRJ) e Luiz Eduardo Simões de Souza (UFJ), além de Fer­nando Almeida (INEST-​UFF), que atuou como moderador.

Nova Ordem Econômica Mundial

Em julho de 1944, del­e­ga­dos de 44 nações reuniram-​se no Mount Wash­ing­ton Hotel, em Bret­ton Woods, New Hamp­shire, para esta­b­ele­cer novas regras com­er­ci­ais finan­ceiras entre os países mais indus­tri­al­iza­dos do mundo. Foi o primeiro exem­plo, na história mundial de uma ordem mon­etária com­ple­ta­mente negociada.

Como resul­tado, viu-​se a con­sol­i­dação da hege­mo­nia norte-​americana na econo­mia mundial, com o esta­b­elec­i­mento do dólar como moeda forte e fator de refer­ên­cia para as moedas dos out­ros sig­natários do acordo. Tam­bém houve a cri­ação de insti­tu­ições finan­ceiras impor­tantes como o Banco Mundial e o Fundo Mon­etário Inter­na­cional (FMI). As decisões tomadas naquela con­fer­ên­cia reg­u­lam o mer­cado mundial até hoje, com peque­nas mudanças.

IMG 20140910 105307

Copyright 2025 - STI - Todos os direitos reservados

Translate »
Skip to content