Postado por INEST em 14/maio/2013 -
O Diretor do Instituto de Estudos Estratégicos, Professor Titular Eurico Figueiredo, solidário ao pedido do Professor André Varella, vem, com pesar, prestar uma homenagem ao seu amigo e ex-orientador, Professor Leonel Itaussu Almeida Mello, falecido no último dia 05 de maio de 2013.
O Professor Leonel Itaussu Almeida Mello fez Mestrado e Doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo e Pós Doutorado na Universidade da Califórnia.
Produziu ao longo de sua carreira várias obras no campo da Geopolítica, História Moderna e História Contemporânea.
À família, aos amigos e colegas de cátedra, funcionários e ex-funcionários, aos alunos e ex-orientandos do Professor Leonel Itaussu Almeida de Melo, deixamos nossos sentimentos de luto, de reconhecimento pelo legado e de agradecimento pela grande contribuição dele ao desenvolvimento científico do Brasil.
Para ilustrar a envergadura intelectual e a dimensão ética do Professor Leonel, reproduzimos na íntegra um texto assinado pelo seu amigo, o Professor Oswaldo Coggiola, do Departamento de História da USP, que retrata com maestria e fidelidade a trajetória deste emérito brasileiro.
Fazemos acompanhar também um vídeo de um trecho da palestra na qual Leonel Itaussu Almeida Mello enaltece o papel dos docentes, intitulada: „ Todos Nós somos Professores!”
Segue o texto:
LEONEL ITAUSSU ALMEIDA MELLO nasceu em Icém, interior de São Paulo. Tinha antepassados libaneses. Jovem, deslocou-se à capital para estudar, e se incorporou à militância na ALN (Aliança Nacional Libertadora). Foi preso pelo régime militar, torturado no DOI-CODI, conheceu a chamada “cadeira do dragão”. A tortura na boca com eletricidade lhe fez perder todas as obturações molares. Manteve sequelas físicas da tortura durante toda sua vida, como aconteceu com tantos, que nada dizem a respeito. Nunca pediu indenização. Esteve na prisão durante dois anos, aproximadamente. Novamente livre, foi professor do cursinho da Equipe, a partir de 1974, e concluiu estudos de advocacia na USP (São Francisco), profissão que nunca exerceu, e também de Ciências Sociais, na mesma USP.
Fez Mestrado em Sociologia Política, e doutorado em Ciência Política. Era também Pós-Doutor pela Universidade da Califórnia (Berkeley). Docente do Departamento de Ciência Política (FFLCH) da USP, eu o conheci nos debates sobre a unidade da FFLCH dos anos 1990, em que se destacou defendendo a unidade da faculdade, com a força intelectual e a fogosidade oratória que lhe eram características. Já era Professor Titular do Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo, cargo obtido em concurso de concorrência acirrada.
Leia mais:Homenagem ao Professor Leonel Itaussu Almeida de Mello